Últimos Posts

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

17/12 - São Lázaro de Betânia

17 de Dezembro de 2014

São Lázaro de Betânia

clip_image002

“Era muito amigo de Jesus e foi por Ele levantado do túmulo”

Lázaro viveu no primeiro século, no tempo de Jesus, era da cidade de Betânia na Judéia, sua casa ficava a três milhas de Jerusalém. Morava com suas duas irmãs Marta e Maria, e era muito amigo de Jesus. Sua casa era um lugar onde Jesus costumava passar alguns momentos de descanso.

Lázaro era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Sua amizade com o Mestre, não se sabe quando começou. As narrações feitas pelos evangelistas mostram Jesus sendo confortado pelas atenções dessas irmãs, devido à sincera e confiante amizade do dono da casa. Notadamente, Lázaro era um amigo predileto.

Um dia, o amigo adoeceu gravemente e as irmãs mandaram avisar Jesus, que estava pregando na região da Galiléia: ...”Senhor, aquele que tu amas está enfermo. A estas palavras, disse-lhes Jesus: Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus”. (Jo 11, 3-4).

Quatro dias depois que soube da enfermidade de Lázaro, Jesus chegou. Marta chamou sua irmã Maria, e junto com Jesus foram ao sepulcro. As duas irmãs choraram e os amigos que estavam presentes se comoveram. O próprio Jesus também chorou. "Vejam quanto o amava” (Jo 11,36), exclamaram os judeus que notaram o rosto de Jesus com lágrimas.

Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí... Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres verá a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra. Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste.

Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos dos judeus, que tinham vindo a Marta e Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. (Jo 11, 39-45).

O resultado de tudo foi à ressurreição de São Lázaro, pelo poder do Senhor da vida e vencedor da morte. Lázaro reviveu, este fato bíblico acabou levando muitos à fé em Jesus Cristo. Antigas tradições relatam que a casa de Lázaro permaneceu acolhedora para com os cristãos e Lázaro teria sido Bispo e Mártir na ilha de Chipre. Existe outro relato que diz que ele teria viajado para a França e se tornado o primeiro bispo de Marselha.

O certo é que Lázaro encerrou sua vida, santamente, como "amigo de Jesus" e, assim, merecedor de nossa veneração. A Igreja escolheu o dia 17 de dezembro para seu culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário