Últimos Posts

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

30/12 - Lc 2,36-40

30 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3_thumb2

Lucas 2,36-40

Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

Entendendo

AINDA RECÉM-NASCIDO JOSÉ E MARIA
LEVAM JESUS AO TEMPLO E FAZEM A SUA CONSAGRAÇÃO

O contexto do evangelho de hoje é o da Apresentação do Senhor no Tempo. Esse Templo era o Santuário de Jerusalém, lugar de peregrinação e considerado como “morada de Deus” e “porta do Céu”. Ainda recém-nascido, seus pais O levaram diante do altar e consagraram a criança a Deus, conforme recomendação da Lei.

No Santuário tinha sempre os sacerdotes de plantão que recebiam os peregrinos e, inclusive, para a Consagração. É curioso ver que Jesus não é acolhido pelos sacerdotes oficiais, mas por dois representantes do povo pobre, Simeão e Ana. Isso mostra o que, mais tarde, viria a ser prioridade para Jesus – os pobres e sofredores da sociedade.

O pouco que sabemos de Ana é que era viúva, idosa e temente a Deus. A maior parte de sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor, no Templo, com jejuns e orações. Sua piedade foi recompensada com a graça de reconhecer, no Menino Jesus, a realização das esperanças do povo.

Tinha-se o costume de fazer uma oferta, também chamada de sacrifício. As mães ricas, de acordo com a Lei, ofereciam um cordeiro; as mães pobres, um par de rolas ou dois pombinhos – esta última foi a oferta de Maria e José, reconhecendo a sua condição humilde.

Atualizando

A CONSAGRAÇÃO DAS CRIANÇAS HOJE!

Era um costume da Lei antiga, que toda criança do sexo masculino fosse apresentada pelos pais no altar do Templo.

Essa tradição bonita e significativa continua nos nossos dias. Temos o costume, em várias regiões do Brasil, de levar a criança e apresentar ao altar, na primeira missa que os pais participam. É costume, também, convidar o/os padrinhos de apresentação ou consagração a assumirem, publicamente, como testemunhas, o compromisso da consagração, no momento do batismo. Assim, temos os padrinhos de batismo e os de consagração.

Pela tradição, a criança do sexo masculino recebe um padrinho, e a criança do sexo feminino, uma madrinha. Nada impede de serem dois ou um casal. O mais importante é que os padrinhos sejam pessoas que contribuam com o crescimento do afilhado em todas as dimensões e, principalmente, com o seu testemunho de fé.

Na fórmula a seguir, perceberemos o conteúdo do compromisso dos pais e padrinhos de consagração.

Nós, pais e padrinhos, declaramos diante da igreja e do Deus de nossas vidas, que aceitamos esta criança vinda da parte do Senhor, e a estamos devolvendo a Ti ó Santíssimo, para que a tomes em teus braços, pois ela é tua. Esta criança é filha dos teus filhos, é tua herança na terra e nos céus ó Senhor para que, por meio dela, o mundo conheça a Ti como o Único e Verdadeiro Deus.

Pedimos a tua proteção sobre ela e sobre nós, para que possamos educá-la nos Teus Caminhos. Ajude-nos a compreender melhor a Tua Palavra, para que em nossa casa possamos compartilhá-la com esta criança no período de seu crescimento, a fim de que ela, atingindo a idade da razão, siga os teus passos e reconheça a Ti, Jesus, como Salvador e Senhor de sua vida.

Que ela ame a tua Igreja como nós a amamos.

Que ela sinta prazer de estar sempre com os irmãos na fé para Te servir e reconhecer a Tua maravilhosa presença.

Que ela nunca se separe dos teus ensinamentos enquanto viver sobre a terra.

Nós, pais e padrinhos, Te agradecemos por esta criança. Que ela seja uma bênção para nós, para a Tua Igreja como para Ti enquanto viver.

Queremos, ainda, que esta criança seja consagrada à Tua e nossa mãe, a mãe da bondade e da ternura, Nossa Senhora, aquela que, em seus braços, elevou em Teu altar o Menino Jesus.

Tudo isso vos pedimos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário