Últimos Posts

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30/01 - Mc 4,26-34

30 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a

menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.

Entendendo

A SEMENTE NASCE E
CRESCE SEM SABERMOS COMO E QUANDO!

Faz parte da natureza humana, querer que tudo aconteça do nosso jeito e na hora que bem entendemos. Muitas vezes queremos que o fruto cresça num ritmo diferente daquele querido por Deus. A impaciência pode colocar em risco o tempo de Deus.

Quem não gostaria de ver a justiça reinar, no mundo inteiro, de uma hora para outra? Quem não ficaria contente se a pobreza e a miséria fossem erradicadas num passe de mágica? Quem não se alegraria em ver a superação imediata de todo tipo de exclusão, violência e falta de solidariedade?

Estes resultados, muitas vezes, vão acontecendo de modo escondido, em pequenos gestos e projetos simples, sem que ninguém se dê conta. O cristão que tem sensibilidade de fé irá perceber a pequena semente crescendo nos lugares mais estranhos, em situações tão comuns e em pessoas tão discretas, que não fazem questão de serem reconhecidas e divulgadas.

Os apressados buscam elaborar seus planejamentos, projetos, metas e querem o resultado imediato tomando por base apenas os critérios humanos. Nesses, falta-lhes a sabedoria e a boa escuta da Palavra. A construção da vida se dá pela ação divina e da ação humana (trabalho). Basta que o cristão faça sua parte. O complemento fica por conta de Deus.

Atualizando

A PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE
QUE NOS AJUDA A ESPERAR O TEMPO DE DEUS

Muitas vezes, principalmente em situações difíceis, temos a impressão de que Deus está distante de nós e, até mesmo, indiferente às nossas necessidades, sem pressa em nos atender. Nessa sensação de abandono, não entendemos a lógica de Deus.

Nesses momentos em que somos tentados a ofender a natureza de Deus, lembro-me de um provérbio antigo: “Deus sabe o que faz e nós não sabemos o que dizemos”.

Nesta reflexão podemos buscar alguns fundamentos da lógica de Deus que responde aos nossos questionamentos.

O tempo de Deus é diferente do nosso! A pressa é um proceder humano. O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida. Ele é perfeito em tudo que faz. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus. É sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas.

Tempo educativo! Enquanto esperamos, Deus está nos ensinando algo novo. Muitas vezes é no tempo da espera que mergulhamos em nosso interior, mudamos nossas opções, refletimos nossos valores, sentimentos e prioridades. A espera coerente gera um aprendizado. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com Ele.

Tempo da paciência! Vivemos no mundo da cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe. Esse jeito de viver acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã saudável. A pressa encobre a nossa visão. A paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança.

Deixemos que cada dia dê conta de si mesmo. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo, inclusive do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário