Últimos Posts

sábado, 31 de janeiro de 2015

31/01 - Mc 4,35-41

31 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,35-41

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos morrendo?” Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. Jesus disse-lhes então:“ Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?”

Entendendo

JESUS TESTA A FÉ DOS DISCÍPULOS EM ALTO MAR

O evangelho de hoje nos alerta para a confiança que devemos ter em Deus, naqueles momentos em que passamos por uma "tempestade" pessoal, na família, no trabalho, na comunidade e sentimos medo. Medo porque estamos em perigo, em dificuldade, e não temos o controle da situação.

Talvez Jesus fingisse que dormia naquele barco, para testar a fé daqueles discípulos. Mesmo porque com o barco balançando no mar agitado e o barulho do vento seria difícil dormir. Certamente ele permitiu que o vento soprasse forte, para ver a atitude dos discípulos.

Imaginemos a cena – o barco enchendo de água, quase emborcando pela força do vento, gritos, desespero... O pedido dos discípulos veio acompanhado de um desabafo: “Mestre, não se importa que estejamos morrendo?” Mesmo sabendo que eles entraram no desespero pela falta de fé, Jesus primeiro oferece o socorro. Somente depois, quando já estavam salvos do perigo, Ele “puxa as orelhas” daqueles homens duros na fé.

Quantas vezes no mar da vida entramos em pânico e nos esquecemos que Cristo está conosco, talvez se fazendo de sonolento, para sentir o nosso estágio de fé! Deus, às vezes, se faz distante só para ver qual será a nossa reação. Se o amamos mesmo, se confiamos Nele de verdade ou só em palavras e teorias.

Atualizando

PAI TESTA CRIANÇA NUM PARQUINHO DE DIVERSÃO!

Uma vez fiz uma brincadeirinha com a minha filha mais velha, quando, por volta de seis anos, estando ela se divertindo nos brinquedos do parquinho, afastei-me, não muito, e fiquei meio escondido atrás de um dos brinquedos.

Não demorou quase nada para ela perceber a minha ausência, e já ia aparecendo aquele biquinho de choro. Ela virava e olhava para os lados me procurando. Isso durou menos de um minuto, pois não tive coragem de prolongar. Corri e a abracei.  Acho que o meu lado egoísta queria saber se ela sentiria a minha falta mesmo.

Deus nos ama, e para nos balançar ou testar, vez por outra se esconde, não muito, mais o suficiente para que a gente leve um tranco e acorde e "caia na real", até perceber que, sem Ele, tudo é mais difícil, para não dizer impossível. Aí pensamos, ou mesmo gritamos em oração: Deus Pai me tira dessa! Tem piedade de mim! Meu Deus, não me abandone!

Fonte: reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário