Últimos Posts

domingo, 1 de fevereiro de 2015

01/02 - Santa Veridiana

01 de Fevereiro de 2015

Santa Veridiana

clip_image001

“Viveu, por opção, uma vida santa e reclusa”

Veridiana nasceu em 1182, no Castelo de Florença, na Itália. Pertencia a uma família nobre e rica, os Attavanti. Desde jovem Veridiana demonstrava sua vocação em servir a Deus. Ela sempre foi muito caridosa com os mais necessitados.

Ainda jovem trabalhou com um tio muito rico, ajudando-o a administrar seus negócios. Certo dia seu tio saiu e deixou toda sua colheita aos cuidados de Veridiana, quando voltou com um comprador e foi nos celeiros, os depósitos estavam vazios. Veridiana tinha doado tudo aos pobres. Muito nervoso, seu tio deu um prazo de 24 horas para ela devolver tudo que tinha distribuído. De forma milagrosa, na hora combinada, os celeiros estavam completamente cheios.

Para que Veridiana não se afastasse da cidade, seus amigos e parentes construíram uma pequena e desconfortável cela, próxima ao Oratório de Santo Antônio, onde viveu 34 anos de penitência e solidão. A cela possuía uma única e mínima janela, por onde ela assistia a missa e recebia suas raras visitas e refeições suficientes, para que não morresse de fome.

Uma das visitas que Veridiana recebeu foi a de São Francisco de Assis, que a abençoou e a admitiu na Ordem Terceira, em 1221. Veridiana viveu uma vida santa, e ficou conhecida além das fronteiras de sua terra.

Faleceu no dia primeiro de fevereiro de 1242, com sessenta anos de idade. Assim que faleceu, os sinos do Castelfioentino, em Florença, Itália, começaram a bater simultaneamente, sozinhos, sem que ninguém os tocasse, anunciando o falecimento de Veridiana. Ela foi canonizada santa pelo papa Clemente VII, no ano de 1533.

Nenhum comentário:

Postar um comentário