07 de Fevereiro de 2015
Marcos 6,30-34
Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: “Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!” Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.
Entendendo
JESUS CONVIDA OS APÓSTOLOS
A UM PASSEIO DE BARCO PARA UM DESCANSO MERECIDO!
Jesus demonstra, neste evangelho, ser um pastor preocupado e sensível com as necessidades humanas, no que diz respeito ao nosso corpo físico. Preocupa-se com os apóstolos que chegam cansados e empolgados com o resultado da missão, percebe seu esgotamento físico e propõe uma saída para um passeio merecido. Por outro lado, preocupou-se também, com a situação de abandono e fome que o povo se encontrava.
O povo carente não “arredava o pé” de Jesus e O segue onde quer que Ele vá. Não percebia que o Mestre e seus apóstolos tinham necessidade humana de se alimentar na hora certa e de descansar. O passeio é interrompido por esse povo. E agora, fazer o que? Jesus não reclama, interrompe o passeio e atende carinhosamente a multidão. Diante de duas situações Ele escolhe a mais prioritária.
Jesus mostra seu lado humano, amoroso e solidário, confirmado mais tarde em uma de suas promessas: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados... e eu os aliviarei...” (Mt 11,28).
Atualizando
O DESCANSO COMO SAÚDE E O TRABALHO EM
EXCESSO COMO FUGA DE UM PROBLEMA MAL RESOLVIDO!
Vivemos numa correria desenfreada, em ambientes de trabalho em que todos têm de estar ligados em tudo, o dia inteiro, sentados à frente da tela de um computador, no corre e corre e nas responsabilidades. Esta é a rotina de muita gente.
Tirar um tempinho para realizar uma atividade que proporcione um momento de tranquilidade e relaxamento é importante para que o corpo viva e produza de forma sadia. O cansaço pode comprometer a própria fé.
Existem pessoas hiperativas que não conseguem parar um só instante. Isso não é bom. Mesmo porque o corpo humano, por mais acostumado ao trabalho que esteja não é máquina, ele é frágil e necessita de descanso. Aliás, devemos perguntar a nós mesmos se o trabalho em excesso não está sendo usado como fuga de algo que precisa ser resolvido!
Algumas dicas que nos ajudam a relaxar
· Faça uma massagem. A massagem leva ao relaxamento dos músculos, ajuda a aliviar as dores no corpo, ter maior concentração, abre os brônquios, ajuda na respiração e melhora a circulação.
· Assista a um bom programa de TV, mas diversifique a programação. Saia da mesma programação de sempre.
· Leia um bom livro, com temas que edifiquem.
· Ouça uma boa música, principalmente aquela que há muito tempo você não escuta e que proporciona o prazer ouvi-la.
· Respire profundamente várias vezes, concentrando-se na própria respiração.
· Caso você esteja com a cabeça cheia de pensamentos e coisas, anote tudo em um papel e deixe sua mente vazia para descansar de verdade.
· Faça uma coisa de cada vez, concentre-se completamente em uma atividade, e só passe para a próxima quando a primeira estiver concluída.
· Caso precise desabafar, fale com alguém próximo a você, pois esta é uma forma bastante eficaz de aliviar a mente.
· Dedique tempo para a família, os amigos, à oração...
· Descanse de verdade! Dê esse presente a você mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário