08 de Fevereiro de 2015
São Jerônimo Emiliano
“Depois de viver afastado de Deus se tornou “pai” dos pobres, órfãos, doentes e prostitutas”
Jerônimo Emiliani nasceu em 1486, em Veneza, Itália. Sua família era rica e nobre, seu pai era senador. Aos 15 anos de idade tornou-se soldado do exército da República Veneziana, e aos 25 anos senador.
Participou de várias batalhas e sempre se destacou na carreira militar. Era amante dos prazeres e das festas. Até que um dia se tornou prisionerio depois de perder uma batalha em 1511. Fiocu preso numa torre, carregado de correntes no pescoço, braços e pés, quando tinha 30 anos de idade.
Neste período ele começou a pensar em Deus, e viveu uma forte experiência de conversão. Arrependeu-se de todos os pecados e pediu ajuda a Nossa Senhora para sair da prisão e poder reparar os erros que tinha cometido no passado.
Ela, de forma milagrosa, ajudou-o a sair da prisão. Jerônimo imediatamente foi para a Igreja de Treviso e lá deixou as correntes que lhe haviam aprisionado. Pouco tempo depois, seguiu para Veneza e entrou para o seminário. Sua ordenação aconteceu aos 37 anos de idade.
Era um momento difícil para a cidade, pois a peste havia destruído famílias e as principais vítimas eram as crianças. Sensibilizado com a situação, iniciou sua obra, colocando toda sua fortuna em favor dos necessitados. Começou um lindo trabalho de assistência e amparo aos pobres, órfãs, prostitutas e doentes da peste.
Em 1531 fundou um instituto de religiosos na cidade de Somasca, Itália. Logo foram chamados de "padres Somascos". O grupo religioso se destacou por proporcionar educação gratuita aos menores abandonados e órfãos. Assim nascia a Companhia dos Servos dos Pobres.
Jerônimo fundou hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes e vivia em companhia dos pobres, mendigos, dos injustiçados, de quem se tornou pai e defensor. Faleceu em Veneza, depois de contrair a peste no dia 8 de fevereiro de 1537, quando tinha apenas cinquenta e seis anos de idade. Foi canonizado em 1767.
Nenhum comentário:
Postar um comentário