16 de Fevereiro de 2015
Santo Onésimo
“O escravo fugitivo, convertido por São Paulo, tornou-se bispo”
Onésimo era escravo de um rico e importante cidadão chamado Filêmon, que viveu na Frígia, atual Turquia, no primeiro século. Filêmon e sua família tinham sido batizados e convertidos pelo apóstolo Paulo, de quem se tornou amigo.
O escravo Onésimo roubou Filêmon e fugiu para Roma, onde foi preso. Na prisão conheceu Paulo e, ao ouvi-lo pregar a Palavra de Deus, arrependeu-se de seus pecados, confessou suas culpas e foi perdoado.
Paulo batizou Onésimo e escreveu uma carta ao seu amigo Filêmon, pedindo que o perdoasse. "Venho suplicar-te por Onésimo, meu filho, que eu gerei na prisão. Ele outrora não te foi de grande utilidade, mas agora será muito útil, tanto a mim como a ti. Eu envio-o a ti como se fosse o meu próprio coração... Portanto, se me consideras teu irmão na fé, recebe-o como a mim próprio" (Fm 18 e 19).
Filêmon, conhecendo bem o amigo Paulo, perdoou Onésimo, que passou a ajudá-lo na evangelização. Foi enviado para a cidade de Colossos onde foi consagrado bispo de Éfeso, substituindo Timóteo.
Era época do imperador Domiciano, que perseguia os cristãos, Onésimo acabou sendo preso e morto apedrejado, no dia 16 de fevereiro de 109, se tornando mártir dos primeiros tempos do cristianismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário