Últimos Posts

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

18/02 - Santa Bernadete Soubirous

18 de Fevereiro de 2015

Santa Bernadete Soubirous

clip_image002

“A jovem simples e pura de coração foi escolhida por Deus para receber as revelações de Nossa Senhora, em Lourdes”

Bernadete nasceu no dia 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, na França. Era filha de Francisco Soubirous e Luisa Casterot, camponeses humildes e muito religiosos. Desde criança gostava de rezar o terço. Sua saúde era fraca, sofria crises de asma.

Com a idade de 14 anos, no dia 11 de fevereiro de 1858, Nossa Senhora apareceu-lhe numa gruta perto de um riacho. Ela, sua irmã e algumas amigas tinham ido pegar lenha. Nossa Senhora estava vestida de branco com uma faixa azul na cintura e o terço nas mãos.

A aparição se repetiu sete dias depois, quando Nossa Senhora lhe disse: "Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro". A aparição se repetiu por mais dezoito vezes, até 16 de julho, na gruta de Massabielle, nos montes Pirineus.

O que mais se admirou em Bernadete foi a sua modéstia, autenticidade e simplicidade. Ela compreendeu que tinha sido escolhida como instrumento para a mensagem que a Virgem queria transmitir ao mundo: conversão, necessidade de rezar o terço e apresentar-se como sendo a “Imaculada Conceição".

Muitos milagres começaram a acontecer naquela gruta que se tornou o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, um dos mais visitados no mundo! Bernadete sofreu muito, foi testada e passou por muitas provações, até que começaram a acreditar em tudo que ela dizia.

Depois das aparições, Bernadete ingressou na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers, e teve seu nome mudado para Maria Bernarda. Nunca recebeu nenhum privilégio, e dentro da Congregação era tratada de forma igual a todas as irmãs. Estava sempre bem humorada, trabalhou como enfermeira no interior do convento e também como sacristã.

A doença se agravou e ela viveu por nove anos numa cama, entre a vida e a morte. Rezava sempre para suportar tudo com paciência, pois queria purificar-se para reencontrar Nossa Senhora. Bernadete morreu em 16 de abril de 1879, com trinta e cinco anos de idade. O papa Pio XI canonizou-a em 8 de dezembro de 1933, dia da Imaculada Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário