Últimos Posts

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

23/02 - São Policarpo

23 de Fevereiro de 2015

São Policarpo

image

Foi bispo, mártir e discípulo de São João Evangelista”

Hoje comemoramos São Policarpo, que pertence ao grupo dos chamados "Padres Apostólicos"; quer dizer, discípulos dos primeiros Apóstolos. Policarpo nasceu no ano de 69, numa família cristã da alta burguesia, na cidade de Esmirna, atual Turquia.

Tornou-se discípulo do apóstolo João, que o consagrou bispo de Esmirna. Era um exemplo de fé, respeitado por todos. Foi amigo de Santo Inácio de Antioquia, e teve como discípulo Santo Irineu, bispo de Lyon, que deu continuidade aos seus ensinamentos.

Policarpo procurou fortalecer a fé dos cristãos. Escreveu várias cartas, porém, a única que se preservou até hoje, foi a endereçada aos filipenses, no ano 110. Nela, Policarpo exaltou a fé em Cristo, a ser confirmada no trabalho diário e na vida dos cristãos.

Durante a perseguição de Marco Aurélio foi preso e levado ao tribunal, onde foi pressionado a negar a Cristo. Respondeu ele aos perseguidores: "Eu tenho servido Cristo por 86 anos e Ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Salvador? Ouça bem claro: eu sou cristão"!

Foi condenado e ele mesmo subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos".  Contam os escritos que, mesmo com a fogueira queimando sob ele e à sua volta, o fogo não o atingiu. Foram obrigados a matá-lo à espada, depois seu corpo foi queimado. Isto aconteceu no ano de 155, quando tinha 86 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário