Últimos Posts

sábado, 28 de fevereiro de 2015

28/02 - Mt 5,43-48

28 de Fevereiro de 2015

evandia

Mateus 5,43-48

“Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”

Entendendo

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS,
E ORAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUEM!”

Jesus deixou claro que devemos viver como pessoas diferentes na sociedade. Devemos ser “referências” e não sermos “comuns” a viver como “todo mundo” vive. Cita o exemplo dos publicanos que não O seguem e amam também os que os amam. Para viver iguais aos outros, não necessitamos ser cristãos.

Uma das exigências mais difíceis pedidas por Jesus é a de amar os inimigos. No entanto, devemos entender esse amor de forma mais abrangente, ou seja, não pagando o mal com o mal, não sermos vingativos. Esta já é uma grande maneira de amar nossos inimigos.

Jesus nos conduz a uma maneira de reagir quando somos ofendidos – orar pelos que nos perseguem! A oração é dirigida a Deus e, sendo a Ele, não existe situação conflituosa que não possa ser resolvida em favor daquele que pede com humildade e fé.

Por fim, Ele pede que sejamos “perfeitos como o Pai do céu é perfeito”. Como ser perfeitos se somos humanos? Esta perfeição aqui é parcial, ou seja, em cada ação do bem que praticamos, ai está a perfeição, porque nela nos identificamos com a santidade de Deus.

Atualizando

O ILUMINADO FRANCISCO DE ASSIS EXPRESSA
EM SUA ORAÇÃO O AMOR PRÁTICO DE JESUS CRISTO

Depois da oração do Pai-nosso ensinada por Jesus aos discípulos, o iluminado Francisco de Assis conseguiu deixar para a humanidade, uma das mais belas orações que expressa o amor ensinado por Jesus, até às últimas consequências, incluindo os próprios inimigos. O resultado de tudo isso é a paz de espírito que tanto queremos.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário