Últimos Posts

sexta-feira, 6 de março de 2015

06/03 - Dia da Revolução Pernambucana

06 de Março de 2015

Dia da Revolução Pernambucana

image

- Movimento de revolta contra o domínio português -

A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco, no Brasil.

Dentre as suas causas, destacam-se: a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas.

No começo do século XIX, Olinda e Recife, as duas maiores cidades pernambucanas, tinham cerca de 40.000 habitantes (comparados com 60.000 habitantes do Rio de Janeiro, capital da colônia). O porto do Recife escoava a produção de açúcar, das centenas de engenhos da Zona da Mata, e de algodão.

Além de sua importância econômica e política, os pernambucanos tinham participado de diversas lutas libertárias. A primeira e mais importante tinha sido a Insurreição Pernambucana, em 1645. Depois, na Guerra dos Mascates, foi aventada a possibilidade de proclamar a independência de Olinda.

As ideias liberais que entravam no Brasil, junto com os viajantes estrangeiros e por meio de livros e de outras publicações, incentivavam o sentimento de revolta na elite pernambucana, que participava ativamente, desde o fim do século XVIII, de sociedades secretas, como as lojas maçônicas. Nas sociedades secretas reuniam-se intelectuais, religiosos e militares, para elaborar planos para a revolução.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário