Últimos Posts

terça-feira, 28 de abril de 2015

28/04 - Jo 10,22-30

28 de Abril de 2015

evandia

João 10,22-30

Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.' Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais,
porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz,
eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão.
E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um'.

Entendendo

JESUS É APRESENTADO PELAS OBRAS QUE FAZ

Os judeus se mostram confusos e pressionavam Jesus para que Ele, publicamente, dissesse se era o Messias. Jesus se recusava a mostrar-se pelas palavras quem Ele era e não cedia às pressões. Apresenta outro caminho para ser reconhecido – as obras que faz.

Para perceber o que Ele realiza é preciso ter fé e torna-lo seu discípulo. A condição de discípulo leva-o a discernir quem, de fato, é Jesus, além de olhar para Ele com benevolência, sem preconceitos nem má intenção. Oferece a possibilidade de ver sua condição divina, pois, as obras que Jesus realiza são exclusivas de quem é o Filho de Deus.

Quem não se torna discípulo, ou seja, sua ovelha, não está em condições de reconhecê-lo como Messias, não abre mão da posição já tomada, nem se convence do lado divino Dele. Por isso, não era oportuno perder tempo com esse tipo de gente.

Atualizando

MOSTRA-ME COM QUEM
ANDAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS!

Jesus, ao ser pressionado para dizer quem Ele é, apresenta suas obras, pois elas mostram o resultado de quem Ele é. Podemos também afirmar que somos influenciados e nos definimos pelo comportamento daqueles com quem andamos.

O caráter de Jesus foi passado aos discípulos enquanto se relacionava com eles. Convivemos com pessoas o tempo todo: em casa, no trabalho, na faculdade, na rua, na sociedade, e tanto influenciamos como podemos ser influenciados.

Para aqueles que receberam uma base na formação de família, com os valores passados e vividos, eles servirão de alicerce por toda vida, e “escola da vida” poderá acrescentar e trazer mais riqueza. Aos que não tiveram uma boa base familiar, necessitarão de ajuda para a formação de seu caráter.

Muitos que não tiveram educação de berço são influenciados por más companhias, e acabam sofrendo e enveredando por caminhos que dificultam sua realização: droga, prostituição, roubo, crime...

As más companhias, no entanto, não estão somente entre esses que não tiveram uma família e enveredaram por outros caminhos, mas também entre tantos que tiveram base familiar, estudaram em bons colégios, exercem funções altas na sociedade e provocam escândalo e corrupção.

Diante de tais comprovações, vemos que somente uma família, um bom estudo e boa condição financeira não são suficientes, quando não há os princípios fundamentais para a formação do caráter de uma pessoa, os ensinamentos de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário