17 de Maio de 2015
São Pascoal Baylon
“Defensor da Eucaristia”
Pascoal Baylon nasceu no dia 16 de maio de 1540, na cidade de Torre Hermosa, Espanha. Sua família era humilde, religiosa e trabalhava pastoreando ovelhas.
Quando Pascoal completou dezoito anos, tentou entrar no convento franciscano de Santa Maria de Loreto, mas não foi aceito. Mais tarde conseguiu ingressar em um seminário e seguir sua vocação à vida religiosa.
Como era muito humilde, preferiu permanecer como um simples irmão leigo. Exerceu várias funções, como porteiro e ajudante de serviços gerais. Desempenhava todas com amor e obediência às regras da Ordem.
Pascoal tinha uma vida de oração constante, sempre fazia penitências e jejuns. Apesar de sua pouca formação intelectual foi um homem rico nos dons do Espírito Santo, principalmente o dom da sabedoria. Por isso se tornou diretor espiritual de muitos, inclusive do seu superior, que lhe confiou a tarefa de levar documentos importantes para Paris.
Essa viagem Pascoal fez a pé e descalço, vestido com o hábito franciscano, arriscando ser morto pelos calvinistas, que negavam a eucaristia. Pascoal era um defensor apaixonado da Eucaristia. Chegou a publicar um pequeno livro de sentenças que comprovam a real presença de Cristo na Eucaristia. Por isso foi considerado um dos primeiros e importantes teólogos da Eucaristia.
Pascoal faleceu no dia 17 de maio de 1592, aos cinquenta e dois anos de idade, na cidade de Villa Real, Valência. Foi canonizado em 1690, pelo papa Leão XIII, que o nomeou patrono das obras e dos congressos eucarísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário