22 de Maio de 2015
João 21,15-19
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir”. (Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus). E acrescentou: “Segue-me”.
Entendendo
“SIMÃO PEDRO, FILHO DE JOÃO, TU ME AMAS?”
“Pedro, tu me amas?” Devemos entender esta pergunta na resposta que Jesus dá, após a declaração de Pedro, de que O amava: “Cuida das minhas ovelhas”. Aí nós podemos definir que para Jesus, “amar é servir”. Dizer a alguém “eu te amo” é se colocar a serviço com fidelidade, é ser presente na vida daquela pessoa nos momentos mais diversos: alegrias, tristezas, conquistas, crises...
A melhor maneira de expressar nosso amor a Jesus é amar o próximo. E o ponto alto desse amor está em não poupar nada de si, quando se trata de servir. Como fez Jesus.
Pedro iria assumir uma missão de grande responsabilidade: substituir o Mestre. Por isso, Jesus pergunta três vezes, para confirmar se Pedro já tinha a maturidade suficiente para exercer o “amor serviço” que a função exigia. Sem amar Jesus, Pedro podia estar à frente da Igreja e ser tomado pelas vaidades pessoais, prejudicando as ovelhas que Jesus deixava sob o seu comando.
Atualizando
O AMOR NA TEORIA E NA PRÁTICA!
Todas as pessoas são diferentes – muitas pessoas se queixam que a teoria não funciona e muitas vezes na verdade não funciona. O que as pessoas não conseguem entender é que todos somos diferentes e que algumas coisas não irão funcionar com toda a gente! As pessoas vivem de forma diferente! Sentem de forma diferente e amam de forma diferente! Razão pela qual devemos adaptar a mesma teoria a cada situação e a cada pessoa, se não nunca teremos resultados. Não se esqueça que podem ainda existir incompatibilidade entre personalidades!
Existem bons e maus momentos – A teoria é a teoria mas na prática o amor tem altos e baixos. As pessoas tem problemas fora da relação amorosa que por vezes se podem fazer sentir na própria relação. É necessário saber respeitar as pessoas e os seus problemas. É necessária compreensão e ajudar a outra pessoa com esses mesmos problemas. A teoria não apresenta grandes problemas mas a prática sim!
É necessário perceber que a teoria muitas vezes falha na prática por não sabermos a melhor forma de a aplicar e por não conseguirmos perceber que todas as pessoas são diferentes, razão pela qual necessitamos de ter diferentes abordagens para diferentes situações.
Fonte: sentimentocalmo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário