Últimos Posts

domingo, 31 de maio de 2015

31/05 - Mt 28,16-20

31 de Maio de 2015



Mateus 28,16-20
  
Os onze discípulos voltaram à Galiléia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.




            Entendendo


“EIS QUE ESTOU CONVOSCO
TODOS OS DIAS, ATÉ O FIM DOS TEMPOS!”

Jesus ressuscitado aparece aos discípulos. Antes, marca um encontro em um local definido – a Galiléia – lugar de excluídos e de gente de raças diversas. O espaço físico é uma montanha, lugar do encontro pessoal com Deus, lugar de oração. Portanto, Ele volta e confirma sua solidariedade aos sofredores excluídos e aponta para a oração, no alto da Montanha.

Quando Jesus diz que "foi-me dada toda autoridade no céu e na terra”, Ele está deixando claro que não é apenas o Filho de Deus, mas sim, o próprio Deus descido do Céu, consubstancial ao Pai, isto é, da mesma natureza que o Pai, com os mesmos poderes do Pai, porque quem O viu, viu o Pai.

Quando Jesus ordena aos discípulos: "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Ele está nos confirmando que Deus é uno e trino, pois é composto de três pessoas distintas. Portanto, este, não se trata de um dogma inventado pela Igreja, mas sim, uma realidade anunciada pelo próprio Deus na pessoa de seu filho amado.

A Santíssima Trindade, assim como a existência da nossa alma invisível, é um grande desafio para a nossa fé, pois tais verdades anunciadas por Jesus só podem ser detectadas pelos olhos da fé.

Quando Jesus nos  garante:"  Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” -  é para que nós confiemos e tenhamos coragem  de continuar o nosso trabalho, sentindo sempre a sua presença em tudo que fazemos e onde quer que estejamos. É a confirmação do Deus conosco – Emanuel.



Atualizando


É PRECISO SENTIR, DIARIAMENTE,
AS FORÇAS DIVINAS PRESENTES ONDE QUER QUE ESTEJAMOS!

Desde o anúncio antigo da chegada do Messias (Jesus Cristo), que os antigos profetas o definiram como “Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Para completar, Jesus nasce assim como nós, de uma família, toma forma humana de homem e, antes de se despedir, se transforma num pedaço de pão (Eucaristia), para continuar presente com a gente, dentro de nós.

Onde quer que estejamos, no trabalho, na escola, namorando, passeando e até fazendo bobagens, Ele não se afasta de nós. Respeita a nossa liberdade, mas se oferece para ajudar-nos naqueles momentos difíceis que passamos; mas, também, para participar das nossas alegrias. Afinal, seria injusto recorrer às forças divinas apenas quando necessitamos!

Existe um salmo fantástico, que mostra o conhecimento e presença de Deus em nossa vida. Vejamos abaixo, em forma de canção, é o Salmo 138 ou 139, vai depender da Bíblia.

Tu Me Conheces

Tu me conheces quando estou sentado
Tu me conheces quando estou de pé
Vês claramente quando estou andando
Quando repouso tu também me vês

Se pelas costas sinto que me abranges
Também de frente sei que me percebes
Para ficar longe do teu espírito
O que farei, aonde irei não sei

Para onde irei? Para onde fugirei?
Se subo ao céu ou se me prosto
No abismo eu te encontro lá
Para onde irei? Para onde fugirei?
Se estás no alto da montanha verdejante
Ou nos confins do mar

Se eu disser que as trevas me escondam
E que não haja luz onde eu passar
Pra ti a noite é clara como o dia
Nada se oculta ao teu divino olhar

Tu me teceste no seio materno
E definiste todo meu viver
As tuas mãos são maravilhosas
Que maravilha meu senhor sou eu

Para onde irei? Para onde fugirei?
Se subo ao céu ou se me prosto
No abismo eu te encontro lá
Para onde irei? Para onde fugirei?
Se estás no alto da montanha verdejante
Ou nos confins do mar

Dá-me tuas mãos, oh meu senhor bendito
Benditas sejam sempre suas mãos
Prova-me Deus e vê meus pensamentos
Olha-me Deus e vê meu coração

Livra-me Deus de todo mau caminho
Quero viver, quero sorrir, cantar
Pelo caminho da eternidade
Senhor terei toda felicidade

Para onde irei? Para onde fugirei?
Se subo ao céu ou se me prosto
No abismo eu te encontro lá
Para onde irei? Para onde fugirei?
Se estás no alto da montanha verdejante
Ou nos confins do mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário