Últimos Posts

terça-feira, 23 de junho de 2015

23/06 - Mt 7,6.12-14

23 de Junho de 2015

evandia

Mateus 7,6.12-14

“Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o vós também a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!”

Entendendo

JESUS APRESENTA UM
NOVO JEITO DE VIVER EM SOCIEDADE!

Na convivência com os apóstolos, Jesus estabeleceu uma regra de vida para o relacionamento mútuo entre eles. Cada um deveria fazer para o outro tudo o que gostaria que o outro fizesse com ele.

Cada um deveria fazer o bem, independentemente da retribuição, agindo de forma gratuita, desinteresseira e com qualidade. Ninguém deveria medir esforços quando se tratasse de ser útil ao irmão. Isso, sem importar o reconhecimento do outro.

Viver desta maneira é tomar consciência de vida, pois esse jeito novo de viver só é possível tendo por base o “amor” a Deus. O amor a Deus está aí presente, pois a opção do discípulo é uma opção de fé. Ele age assim porque acredita no Senhor e sabe que esse comportamento é um caminho que o leva a Deus.

Atualizando

SER ALTRUÍSTA É DIFÍCIL,
MAS É POSSÍVEL!

Ser altruísta! Eis o que o Evangelho de hoje nos pede nas relações com nosso semelhante no dia-a-dia. Mas, como definir o altruísmo?

Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos no qual, as ações de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de solidariedade. A palavra "altruísmo" foi destacada pelo filósofo francês Augusto Comte, em 1831,  para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclina os seres humanos a dedicar-se aos outros. Esse conceito opõe-se ao egoísmo, que é um conjunto de inclinações específicas e exclusivamente individuais.

Trazendo para o Evangelho de hoje... É sentir-se feliz por ver o outro feliz! É querer para o outro aquilo que você quer pra você, e não querer para ele, aquilo que você não deseja para você, por saber que não é bom.

O altruísta cristão não consegue ver alguém passando necessidade sem que de alguma maneira busque uma saída; sente-se angustiado por ver alguém sendo humilhado e “passado para trás”; tende sempre a ficar do lado do mais fraco e fragilizado, para tentar levantar sua autoestima; se vê alguém sofrendo, faz de tudo para ser útil e ajudar a aliviar o sofrimento daquela pessoa...

O altruísta cristão não conhece, na prática, o que é egoísmo, pois sua meta maior não está apenas no “eu”, mas no “nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário