Últimos Posts

quarta-feira, 24 de junho de 2015

24/06 - Lc 1,57-66.80

24 de Junho de 2015

evandia

Lucas 1,57-66.80

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

Entendendo

OS MISTÉRIOS QUE
ENVOLVEM O NASCIMENTO DE JOÃO!

O nascimento de João Batista é cercado de expectativa, diante da nobre missão de ser o responsável em “preparar o terreno”, para que o enviado de Deus pudesse se manifestar ao mundo.

A gravidez de Isabel ganha ar de mistério, a partir do anúncio do Anjo a Zacarias, pois ele e sua esposa eram de idade avançada. Além disso, Isabel era estéril. A falta de fé de Zacarias foi punida com a privação da fala até que a Palavra de Deus se cumprisse. Os próprios vizinhos e parentes reconheceram que Deus havia presenteado aquela família.

O nome dado ao menino foi outro fato extraordinário. Muitos queriam que se chamasse Zacarias, o mesmo nome do pai. Isabel recusou, seguindo a recomendação do Anjo. Quando Zacarias confirmou o nome dado por Isabel, sua língua se soltou e ele começou a falar normalmente. João significa “Deus é favorável”.

Atualizando

A IMPORTÂNCIA DO NOME NA VIDA DE UMA PESSOA!

O nome sempre teve valor significativo na história de uma pessoa, especialmente quando se trata de uma família com princípios religiosos.

Buscando o sentido bíblico, os nomes eram escolhidos visando uma característica da própria pessoa, de sua personalidade, ou mesmo um significado profético. Na maioria das vezes, como a religiosidade era muito forte entre os povos da Bíblia, os nomes estavam ligados a Deus ou faziam referência a alguma graça alcançada. No caso dos judeus, vemos isso em quase todos os nomes bíblicos: Natanael, que significa “dádiva de Deus”; Samuel, “ouvido por Deus”; Adonias, “Javé é meu Senhor”, e por aí vai.

Outras vezes, o significado do nome descrevia uma característica. Isaque, “riso”, para lembrar o sorriso de seus pais idosos ao ouvirem que teriam um filho (Gn 17,17); Esaú, “peludo”; Edom, “vermelho”; Moisés, “tirado da água”, pois a filha do Faraó o encontrou numa cesta boiando nas águas do rio (Ex 2,10).

O nome era tão importante que, após a pessoa assumir uma missão especial ganhava um novo nome para dar sentido ao compromisso assumido. Abrão, era o nome quando ele era pagão e adorava outros deuses, depois da conversão, mudou para Abraão; Saulo, quando perseguia os cristãos tinha este nome, depois da conversão virou Paulo. Esse costume foi trazido para as ordens religiosas da Idade Média. O conhecido Santo Antônio, por exemplo, chamava-se Fernando de Bulhões.

Hoje, muitas famílias cristãs recorrem à Bíblia para buscar o nome de seus filhos, o que é um costume muito bonito. Mas, há também aquelas que não valorizam essa característica tão especial e que dá identidade cristã ao filho, e escolhem apenas por achar bonito, o nome de um artista, jogador de futebol, cantor sem saber o verdadeiro significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário