Últimos Posts

sábado, 27 de junho de 2015

27/06 - Mt 8,15-17

27 de Junho de 2015

evandia

Mateus 8,15-17

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai, e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”. E naquela mesma hora o criado ficou curado. Entrando na casa de Pedro, Jesus viu a sogra deste acamada, com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Ao anoitecer, levaram a Jesus muitos possessos. Ele expulsou os espíritos pela palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

Entendendo

A FÉ DE UM ESTRANHO É VALORIZADA POR JESUS

Jesus fica admirado pela fé de um homem que nem sequer O conhecia, além do mais, fazia parte do governo oficial, que recusava radicalmente as suas ações. O centurião era um oficial do exército romano que comandava muita gente, dando ordens e enfrentando desafios em seu ofício exigente e, no encontro com Jesus, mostra-se como um “homem humilde”.

A fé desse estranho supera a que Jesus costumava a ver. E isso é motivo de admiração para Ele, e de aprendizado para os discípulos.

Duas lições mais diretas o Evangelho de hoje propõe. A primeira é que testemunhemos Jesus em nosso meio. Todos nós somos chamados a uma única resposta esperada: a fé humilde e sincera Nele e em sua Palavra.

A segunda é que compreendamos que no novo povo de Deus devem desaparecer os preconceitos raciais, classistas, sociais e culturais. Eles são criados para excluir determinados grupos humanos de seus direitos.

Atualizando

TODA PESSOA NECESSITA ESTAR BEM COM SUA
AUTOESTIMA – UM ELOGIO SINCERO E EDUCADO FAZ BEM!

É preciso reconhecer o valor das pessoas, principalmente as mais esquecidas, tímidas, que prestam seu serviço no silêncio e passam despercebidas de nós.

A violência existe e assusta, mas, até que me provem o contrário, devemos acreditar que existem muito mais pessoas boas, capazes de gestos grandiosos de amor, do que aquelas que são más. E não é fácil pensar desta maneira, diante da violência e maldade que reina na sociedade. Às vezes o nosso olhar é de desconfiança a toda pessoa que não conhecemos ou que oferece uma aparência que não nos passa confiança.

Fugindo das concepções externas, de julgar os estranhos pelas aparências, vamos acentuar aqui, as pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia, sejam elas parentes, vizinhos, colegas de trabalho, de colégio, enfim.

Toda pessoa é carente de autoestima e um elogio sincero faz bem. Muitas vezes, cobramos muito, dizemos como as coisas devem ser, aconselhamos, e pouco nos preocupamos em elogiar e reconhecer o que o outro faz ou a importância dele, e o que representa para determinado ambiente. Há outra tendência que pode acontecer e que deve ser corrigida: a de reconhecer o valor “dos de fora”, e ignorar o aqueles que fazem parte do nosso dia-a-dia.

O cristão que procura viver a Palavra é sensível e reconhece os sinais de amor testemunhados pelas pessoas em seus atos. Observe a beleza do elogio de Jesus ao centurião: “Em verdade vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé” (Mt 8,15-17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário