07 de Agosto de 2015
São Caetano de Tiene
Homem inteligente e talentoso. Abriu hospital, criou banco e apresentou um Cristo ativo na história
Caetano nasceu em outubro de 1480, em Veneza, na Itália com o nome de Gaetano dei Conti di Tiene, filho do Conde Garpar de Thiene e Maria di Porto, família de nome e referência na região. Tinha apenas dois anos quando seu pai foi morto numa batalha. Foi criado por sua mãe, estudou na Universidade de Pádua, recebendo doutorado em lei civil e canônica.
Caetano foi ordenado em 1516, com 36 anos e entrou para a Ordem dos Oratórios de São Jerônimo, dedicada a cuidar de doentes. Fundou um Oratório em Verona e, em 1520, foi para Veneza. Em 1523 Caetano fundou os Treatines, uma congregação de padres reformistas que assistiram a Reforma Católica.
O homem era inquieto e não parava de criar - fundou, também, um hospital para vitimas de doenças incuráveis e um banco, com a intenção de emprestar dinheiro aos pobres que eram explorados pelos agiotas. Esse banco existe até hoje, com o nome de Banco de Nápoles.
Tinha o habito de ir ao presídio e jogar com os presos vários jogos apostados. Os prêmios eram orações, devocionários e velas. Diz a tradição que ele fazia jeito de perder as disputas, para que os presos fossem beneficiados com os símbolos sagrados.
Caetano morreu em Nápoles, na Itália, em 7 de agosto de 1547, com 67 anos. Ele é padroeiro dos animais domésticos. Foi canonizado pelo Papa Clemente X em 1671. Suas relíquias estão guardadas em Munique, na Alemanha, e em Nápoles, na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário