07 de Agosto de 2015
Mateus 16,24-28
Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade, vos digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte sem antes terem visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.
Entendendo
“QUE ADIANTA AO HOMEM, GANHAR O
MUNDO INTEIRO E PERDER A PRÓPRIA SALVAÇÃO?”
Jesus fala de duas realidades no Evangelho de hoje. A vida na terra e a vida eterna. Mostra que a trajetória humana é um estágio temporário que fazemos e, a depender da nossa conduta, seremos felizes ou não.
Em todo discurso e apresentação de Deus, Jesus defende o Pai como o Deus da justiça que dará a cada um, conforme suas obras. Revela a misericórdia do Pai e valoriza as ações mais simples, como importantes para nossa salvação: “Se deres um só copo de água a quem tem sede, não ficarás sem a recompensa”.
“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará”.
Renunciar a si mesmo – esta é a condição para ser salvo. E o que é renunciar a si mesmo? Renunciar a si mesmo não é negar a própria história, mas viver a sua existência, com tudo que a vida tem de bom a oferecer, no dinamismo da entrega a Deus e ao próximo.
Renunciar a si mesmo é optar por fazer o outro viver e ser feliz; é lutar contra o instinto de preservação da própria vida; é optar por viver a vida de Deus, sem perder o que lhe é próprio; é viver os ensinamentos de Jesus como prioridade, a cada dia; é renunciar a todo tipo de egoísmo.
Atualizando
É PRECISO TER CONSCIÊNCIA
DE QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS NA VIDA!
É necessário valorizar a maior riqueza que a pessoa tem – a vida!
É tomando consciência do que a vida representa que irei dar a ela o valor que merece. Já diz o provérbio popular, “ninguém ama o que não conhece!”
Não posso viver um dia após o outro, como diz o refrão da música de Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar...” Nada de ser “Maria vai com as outras”...
Vez por outra é preciso parar e questionar a nossa própria existência: “Quem sou eu?”, “De onde vim?”, “O que estou fazendo aqui?”, “Para onde vou?”, “Qual o sentido da minha vida?”
Para nós, cristãos, Jesus Cristo é o modelo de como podemos organizar nossa vida na terra. Ele apresenta um projeto de vida bem definido. Vejamos.
Projeto de Jesus Cristo: Implantar o Reino de Deus na terra.
Objetivo geral: Que Deus seja conhecido em todos os povos, raças e nações.A salvação de todos.
Objetivo específico: A salvação pessoal e santidade de cada pessoa.
Estratégias: Anunciar a Palavra para que cada pessoa seja consciente de sua fé; curar os doentes, libertar os oprimidos, apresentar Deus como o Pai amoroso...
Tomando por base o projeto de Jesus Cristo devemos elaborar nosso projeto humano, organizar nossa vida, saber o que queremos e o que buscamos para “ser feliz”. A prioridade do nosso projeto pessoal deve ser sempre o plano superior – Deus – a partir daí, nossa vida familiar, profissional, social, esportiva, recreativa...
Há uma falha que facilmente constatamos nos projetos pessoais. Traçar o projeto, organizar tudo, sem colocar Deus em primeiro plano. Confiamos demais em nossa experiência, formação, capacidade intelectual, profissional... Decidimos e, depois de fracassar, buscamos Deus como “tapa-buraco”..., mesmo assim Ele não se recusa a ajudar-nos.
Em cada momento que Jesus partia para a execução de uma estratégia Ele rezava, queria que Deus participasse de cada acontecimento. Foi fazendo essa experiência que Ele nos ensinou, na oração do Pai-nosso, pedir ao Pai que fosse feita a vontade Dele, na terra e no céu, já que a nossa vontade humana é falha. Ao rezar o Pai-nosso procure seguir a recomendação de Jesus no seu projeto de vida!
Lembre-se que mesmo que o projeto seja abençoado por Deus surgirão cruzes e dificuldades. Desconfie de um projeto fácil demais. Jesus passou por dificuldades para mostrar que iríamos enfrentar desafios e momentos difíceis. Mas, deu a garantia de que, com Ele, superaríamos limites e alcançaríamos o objetivo maior!
Nenhum comentário:
Postar um comentário