08 de Agosto de 2015
São Domingos de Gusmão
São Domingos, ao lado de São Francisco de Assis, é referência do século XIII no amor aos pobres e desapego de bens materiais
Domingos nasceu na Espanha, em Caleruega, no ano 1170, e pertencia à alta família Gusmão. O pai, Félix de Gusmão, queria estimulá-lo a grandes funções de poder, mas o menino preferia andar com a mãe, Joana de Aza, mulher de educação religiosa firme. Um fato curioso: Antes de Domingos nascer, sua mãe sonhou com um cão que trazia na boca uma tocha acesa que irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que um sonho, sua realização virou profecia.
Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e foi ordenado em 1203. No ano de 1204, Domingos seguiu para Roma a fim de pedir licença ao Papa para evangelizar os bárbaros na Germânia. No entanto, o Papa Inocêncio III pediu para que Domingos fosse converter os Albigenses, que infestavam todo o Sul da França com suas heresias.
Desta forma, Domingos fez do sul da França, o seu principal campo de ação. O trabalho deu tanto resultado que surgiu, naquela região, a primeira casa dos Irmãos Pregadores, também conhecidos como Dominicanos (cães do Senhor) que, na mendicância, amor e propagação do Rosário da Virgem Maria, anunciavam a verdade libertadora.
Domingos, ao lado de São Francisco de Assis, marcou o século XIII com sua santidade, amor aos pobres e desapego de bens materiais. Em seu desapego, Domingos chegou a vender sua grande coleção de livros para comprar comida para os pobres.
No Brasil, há igrejas históricas que lembram e celebram São Domingos: A igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, construção de 1731, com fachada em estilo rococó, em Salvador, na Bahia; a igreja de São Domingos de Gusmão, em Niterói, Rio de Janeiro, construída desde o império.
Existe uma cidade na Paraíba com o nome de São Domingos de Gusmão e, neste dia, é celebrada uma grande festa em homenagem ao seu padroeiro. Domingos morreu com 51 anos, em 1221. Treze anos depois, em 1234, foi canonizado pelo papa Gregório IX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário