Últimos Posts

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

10/08 - São Lourenço

10 de Agosto de 2015

São Lourenço

clip_image002

Homem bem preparado intelectualmente, foi diácono e administrador dos bens da Igreja

Lourenço viveu em anos difíceis da Igreja, na perseguição dos imperadores romanos. No ano 257, o imperador romano Valeriano ordenou uma perseguição aos cristãos. Proibia as reuniões, fechava os acessos às catacumbas, exilava os bispos e exigia respeito aos ritos pagãos, mas não os obrigava a renegar sua fé publicamente. Não ficou somente nessas proibições, no ano seguinte, Valeriano ordenou que os bispos e padres fossem todos mortos.

Lourenço era diácono, e servia ao papa Xisto II, era o primeiro dos sete diáconos a serviço da Igreja de Roma. Dados de sua vida, anterior a esse período, nunca foram encontrados, mas devia ter uma boa formação acadêmica, pois seu cargo era de muita responsabilidade e importância. Depois do papa, era Lourenço o responsável pela Igreja. Era o assistente do papa nas celebrações e na distribuição da eucaristia. Além disso, era o único administrador dos bens da Igreja, cuidando das construções dos cemitérios, igrejas, e da manutenção das obras assistenciais destinadas ao amparo dos pobres, órfãos, viúvas e doentes.

Era o principal diácono de Roma e, entre outras funções, distribuía entre os pobres as esmolas colhidas entre os fiéis. Durante a perseguição de Valeriano, os pagãos exigiram que Lourenço revelasse onde estava escondido o tesouro dos cristãos. Ele prometeu fazê-lo e compareceu diante das autoridades levando consigo um grande número de viúvas, órfãos, doentes e desamparados, dizendo que aquele era o tesouro da Igreja. Colocado vivo sobre uma grelha em brasa, morreu assado lentamente, no dia 10 de agosto de 258. Foi um dos santos mais celebrados em Roma. Seu nome passou a ser lembrado, diariamente, no Cânon da Missa e tido como “príncipe dos mártires”.

Roma cristã venera Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão, em Jerusalém, foi São Lourenço, em Roma.

No Brasil há muitas igrejas dedicadas a São Lourenço, mas a homenagem mais expressiva foi feita pelos jesuítas, no sul do Brasil. Hoje, resta o Sítio Arqueológico de São Lourenço, um conjunto de ruínas da redução jesuítica que fazia parte dos Sete Povos das Missões. Está localizado no interior do município gaúcho de São Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário