Últimos Posts

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CADA PESSOA NECESSITA DE UM PROJETO PESSOAL PARA ORGANIZAR SUA VIDA E REALIZAÇÃO!

CADA PESSOA NECESSITA DE UM PROJETO
PESSOAL PARA ORGANIZAR SUA VIDA E REALIZAÇÃO!

clip_image002

Toda pessoa é livre para escolher o que quer ser, e o que quer fazer com sua vida. Todos necessitam projetar-se para crescer. Somente quando vivem intensamente determinados ideais, são capazes de optar com decisão.

O projeto de vida é um convite a tomar a vida nas próprias mãos e a descobrir a grandeza de decidir sobre a própria existência de um modo autônomo e comprometido e, por isso mesmo, pessoal e comunitário. A ausência de um projeto pessoal, leva a pessoa a ter uma vida desorganizada e vazia, além de permitir que os outros decidam por ela.

A pessoa humana é uma criatura aberta à transcendência, foi criada para ir além de si mesma, a realizar um desejo de felicidade e plenitude. Aberta ao infinito. É como se alguém a chamasse de longe e, ao mesmo tempo, desde o mais profundo de si mesma.

A vida só pode fazer-se projeto a partir de um valor que comprometa o melhor da pessoa. Uma vida verdadeira e autêntica se expressa na vivencia de valores que dão significado a própria existência. Para nós cristãos, esse ponto de partida está em Deus, e se manifesta publicamente na revelação em Jesus Cristo.

O seguimento de Jesus nasce do encontro pessoal com Ele vivo, aqui, agora, fazendo parte da nossa história. É este o Cristo ressuscitado. Não é mais aquele do crucifixo, pregado, sangrando na cruz, embora tenhamos que contemplá-lo e reconhecer que também faz parte da caminhada.

O projeto de vida cristã realiza-se em um processo de mudança diária, é o que chamamos de conversão. Cada tempo oferece seu dinamismo. O jeito de viver de 20 anos atrás não é mais a maneira que vivemos hoje. É necessário flexibilidade, abertura, sabedoria. O que não deve mudar é a opção fundamental do projeto.

Quando Jesus chama a segui-lo, tudo se relativiza e passa a um segundo plano: “imediatamente deixaram as redes e começaram a segui-lo” (Mt 4, 18-22). Tudo mesmo: futuro, relações, afetos, trabalho, possibilidades, capacidades se reordenam em função Dele. Não se trata de acomodar o projeto de Jesus à própria vida, e sim de acomodar a própria vida ao projeto de Jesus.

A vida cristã exige pôr em ação, meios que façam possíveis uma permanente conversão: oração, comunidade, formação, atualização, discernimento, compromisso, trabalho. Estes meios são espécie de máquina que dão sustentação ao projeto pessoal de cada pessoa de fé.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário