Últimos Posts

domingo, 27 de setembro de 2015

27/09 - Mc 9,38-43.45.47-48

27 de Setembro de 2015

evandia

Marcos 9,38-43.45.47-48

João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco”. Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda a um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado no inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga”.

Entendendo

UM CONJUNTO DE VALORES É EXPOSTO
POR JESUS COMO CONSELHOS PARA O SEU SEGUIMENTO

O Evangelho de hoje traz uma variedade de temas. Certamente foi uma compilação feita por Marcos, recolhendo fragmentos de alguns acontecimentos da vida de Jesus.

O primeiro deles mostra a mentalidade fechada dos apóstolos. Enquanto Jesus está querendo que todos acreditem em sua Palavra e utilizem o seu poder para ajudar as pessoas, os apóstolos estão punindo quem faz o bem e não faz parte do grupo. Jesus os repreende e cita a referência de uma simples caridade, um copo de água dado a quem tem sede. Ou seja, aquele que segue a sua Palavra, independentemente de que grupo pertença, mas pratique a caridade, está com Ele. E mais, ainda promete a recompensa divina.

Jesus abraça os que fazem o bem na sociedade. Ele segue a linha de Moisés no Antigo Testamento, quando afirma: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”.

A sentença sobre a queda dos pequeninos é orientação para prevenir escândalos dentro do próprio grupo de discípulos.

As citações de quedas pela mão, pé e olho são simbólicas, e podem indicar más ações, e aspirações de poder e prestígio.

Atualizando

NORMAS DE COMPORTAMENTO ENSINADAS PELO MESTRE JESUS!

Do vasto conteúdo do Evangelho, o primeiro tema está mais ligado à nossa realidade. Os discípulos de Jesus, movidos pelo ciúme e por espírito separatista, reprimem outro grupo que não faz parte do convívio deles, e recebem uma bela repreensão de Jesus.

Destaco vertentes em destaque: pessoal e institucional.

Pessoal – Quantas vezes entre nós falamos de inclusão, de iniciativas de acolhida e, quando menos percebemos, estamos enciumados por alguém que surge entre nós com talento e se destaca! E o pior pode acontecer em nossas tendências mesquinhas: buscar encontrar naquela pessoa pontos fracos que possam mostrar que “ela não é isso tudo”!

A reação do Mestre Jesus diante do comportamento mesquinho dos discípulos foi serena, tranquila, mas firme e justa... De extrema tolerância em relação ao exorcista anônimo que usou o seu nome, para fazer o bem.

Institucional – Quantos grupos religiosos “extra conservadores”, de mentalidades fechadas, e alguns até fanáticos pregam como se a verdade fosse propriedade deles, e que para ser salvo, tem que fazer parte de tal seguimento. E o pior, utilizam o próprio nome de Jesus em vão e deturpam seu amor abrangente!

Falando de nossa realidade... Devemos ter cuidado e respeitar, principalmente as religiões de matrizes africanas, vítimas de preconceito e até de hostilidade. Jesus apresentou o Deus de todos os povos, raças, culturas e continua acolhendo todos que manifestam o amor a Deus e ao seu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário