Últimos Posts

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O QUE DÁ CREDIBILIDADE AO QUE FALAMOS É O NOSSO PROCEDER!

O QUE DÁ CREDIBILIDADE
AO QUE FALAMOS É O NOSSO PROCEDER!

clip_image002

Em muitos discursos sábios emitidos por Jesus Cristo, Ele levou seus ouvintes a tomarem cuidado para não julgar as pessoas pelas aparências, porque elas enganam. E advertiu forte aqueles que costumavam fazer juízo maldoso dos outros: “Não julgueis para seres julgado”.

Costumamos dizer que toda regra tem exceção. Gostaria de contrariar essa previsão de conotação humana para dizer que, mais cedo ou mais tarde, sem exceção, as máscaras daqueles que maldosamente tentam enganar as pessoas, cairão. Até mesmo em outra situação, onde a pessoa tem boas intenções e tenta convencer os outros, mas no fundo, sua aparência demonstra que ela mesma não acredita no que fala.

Cito o exemplo do padre ou pastor. Seu jeito de tratar as pessoas, a maneira como fala, gesticula, preside o ato sagrado, mostra sua intensidade de fé. O povo vai perceber se o mesmo fala ‘de dentro’ ou apenas cumpre um ritual; vai perceber se fala do que acredita e procura viver, ou se é apenas da “boca pra fora”. É o seu modo de agir que dará autenticidade às suas palavras.

Saindo da esfera religiosa e entrando na vida social: uma pessoa demagoga, trapaceira, que tenta levar vantagem em tudo mesmo que para isso tenha que invadir o direito dos outros, não se mantém por muito tempo, pois sua postura de vida demonstra incoerência com o que fala, promete e faz. Basta observar com critério. A vida é lógica e essa lógica, nas entrelinhas da história, está rastreada pelo Deus da verdade.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário