Últimos Posts

domingo, 13 de dezembro de 2015

13/12 - São Luzia

13 de Dezembro de 2015

São Luzia

clip_image002

“A protetora dos olhos foi torturada e morta em trama armada pelo seu pretendente”

O nome Luzia vem do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.

Luzia nasceu em Siracusa na Itália, no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a prometeu em casamento a um jovem de distinta família, porém, pagão.

Luzia pediu um tempo para sua mãe e conseguiu adiar o casamento. Durante esse tempo sua mãe ficou gravemente enferma e Luzia propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento. Milagrosamente foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras. A mãe de Luzia retornou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Também, consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.

Mas quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento foi denunciar Luzia ao governador romano, dizendo que ela era cristã. Foi na época que existia a perseguição religiosa do cruel imperador Diocleciano aos cristãos.

A jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o prefeito da cidade, Pascásio, mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Diz à tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Logo foi condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em seu pescoço conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".

Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza.  É invocada como protetora especial contra as doenças dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário