Últimos Posts

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

26/02 - Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans

26 de Fevereiro de 2016

Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans

image

“Fundou a Congregação das Filhas de Maria”

Paula nasceu em Vila de Arenys de Mar, perto de Barcelona na Espanha, no dia 11 de outubro de 1799, e foi batizada no mesmo dia. Pertencia a uma família simples, artesã e muito cristã. Viveu sua infância e juventude em sua cidade natal.

Ficou órfã de pai e começou a trabalhar com apenas 10 anos de idade, mas o que mais gostava de fazer era cultivar a vida espiritual e frequentar a paróquia, onde se destacou pela devoção à Virgem Maria.

Em sua época, a educação para mulheres era muito rara. Tocada por Deus, durante suas orações, decidiu ir para Figueras, juntamente com três amigas, para fundar um colégio inteiramente dedicado à formação e educação feminina.

Em 1829, Paula inaugurou a primeira escola para meninas em Figueras, a segunda foi inaugurada em sua terra natal. Depois, com autorização canônica, fundou a Congregação das Filhas de Maria e das Religiosas Escolápias, que passaram a seguir os regulamentos da Congregação dos Padres Escolápios, fundada por São José de Calazans.

O ideal da Congregação das Filhas de Maria era “salvar a família e educar as meninas no santo temor de Deus” e ele foi crescendo cada vez mais. Paula passou a viver seu apostolado em um de seus colégios, que ficava ao lado do Mosteiro da Virgem de Montserrat.

Viveu neste local durante trinta anos, onde faleceu com noventa anos de idade, no dia 26 de fevereiro de 1889 e foi sepultada na capela da Igreja Matriz de Olesa Montserrat, Barcelona, Espanha.

Foi beatificada em 1993, pelo papa João Paulo II e canonizada em Roma em 2001, pelo mesmo papa.


Atualmente, seus colégios recebem meninos e estão espalhados pelo mundo inteiro. No Brasil eles estão localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário