Últimos Posts

domingo, 28 de fevereiro de 2016

28/02 - São Romão e São Lupicino

28 de Fevereiro de 2016

São Romão e São Lupicino

image

“Irmãos monges que viveram intensamente suas vocações”

Romão nasceu no ano de 390, próximo a Lion, na França. Movido por sua vocação, tornou-se monge no século IV, quando nascia a vida monástica no Ocidente.

Mas ele achou as regras do Mosteiro muito simples. Então, com apenas uma Bíblia, partiu para os montes desertos nos arredores da cidade. Só foi localizado por seu irmão Lupicino, depois de alguns anos.

Romão tinha se tornado um monge completamente solitário e vivia nas montanhas que fazem a fronteira da França com a Suíça. Aceitou o irmão como seu aluno e seguidor, apesar de possuírem temperamentos opostos. 

Muitos outros que desejavam viver como eles começaram a segui-los, por isso, Romão teve que fundar dois Mosteiros masculinos, um em Condat e outro em Lancome. Depois construiu um de clausura feminino, em Beaume, no qual Romão colocou como superiora sua irmã.

Os três ficaram sob as mesmas e severas regras disciplinares, como Romão achava correto para a vida das comunidades monásticas.

Consta nos registros da Igreja que, durante uma viagem de Romão ao túmulo de São Maurício, em Genebra, ele acompanhado de um discípulo chamado Pelade - depois também venerado pela Igreja - encontraram com dois leprosos. Romão os abraçou, solidarizou-se com eles e, na manhã seguinte, os dois estavam curados.


A tradição conta que este foi apenas o começo de uma viagem cheia de prodígios e milagres. Depois, retornando dessa peregrinação, voltou à solidão em seu Mosteiro, onde morreu aos 73 anos de idade, no dia 28 de fevereiro de 463. Seu irmão São Lupiciano, faleceu no ano de 480.

Nenhum comentário:

Postar um comentário