Últimos Posts

segunda-feira, 28 de março de 2016

28/03 - Mt 28,8-15

28 de Março de 2016


evandia

Mateus 28,8-15

E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.





            Entendendo


A FÉ AMADURECIDA É AGRACIADA
PELA REVELAÇÃO DIVINA

As mulheres foram as primeiras a ver o sepulcro vazio e, embora com medo, sentiram alegria. Certamente já estavam maduras na fé, mesmo porque Cristo ressuscitado só se revela a quem é aberto ao amor e à fé. A primeira atitude de quem sente a alegria de estar com Jesus é de “socializar” esse estado de graça. E faz isso anunciando a outros. Quem tem uma grande alegria não se sente bem em guardar consigo mesmo, mas quer que os outros saibam e festejem também.

Jesus aparece e sua primeira atitude é tirar o medo. O medo é um entrave para nossa realização. Em seguida, diz que vai aparecer na Galileia. Foi lá que ele começou a sua missão (região discriminada), e é lá que Ele vai privilegiar aquela gente, vítima do preconceito humano. É Jesus ressuscitado confirmando o que havia pregado antes: o respeito e a inclusão dos filhos de Deus que o mundo rejeita.

Temos ainda no Evangelho a corrupção das autoridades. Elas insistem em admitir que o evento Jesus é uma farsa e armam mais uma falcatrua. Inventam que os guardas dormiam e que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus. Como é difícil convencer a uma pessoa de fé fraca e mentalidade fechada sobre o poder de Deus se revelando de forma simples, próxima e poderosa!




Atualizando


A ALEGRIA INTERIOR É
RESULTADO DE UM ESTÁGIO AVANÇADO DE FÉ!



A ressurreição veio confirmar o que antes já havia sido anunciado – o nosso Deus é o Deus da alegria! A consciência de fé de um cristão leva-o a ser uma pessoa alegre, mesmo diante das tristezas da vida. As tristezas passam a ser passageiras e superadas pela certeza de que, estando com Ele, resolveremos qualquer situação.

A primeira mensagem que o anjo trouxe ao anunciar a Maria de que ela ficaria grávida pela ação do Espírito Santo foi:Alegra-te, ó cheia de graça”! Ainda grávida do Salvador, Maria visita Isabel, e sua prima constata o que disse o anjo, e diz: “Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre”! Mais tarde é a própria Maria que certifica a alegria em estar com Deus: “Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!”

Confirmando toda essa revelação de Deus, o Cristo ressuscitado aparece, mais uma vez, e a frase inicial da aparição é: “Alegrai-vos, não tenhais medo”! O medo é um obstáculo que impede a nossa alegria.


Diante de tudo isso, podemos afirmar que a nossa alegria depende do estágio de fé que nos encontramos. Fé que deve ser no Cristo ressuscitado. A pessoa pode até ter fé, mas ainda não ter feito a passagem do Cristo sofredor da cruz para o vencedor da ressurreição. Essa pessoa ainda chegou à confiança do Deus que caminha conosco e nos leva a vencer desafios que jamais seríamos capazes. Tudo isso para recuperar a nossa alegria e prazer de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário