Últimos Posts

quarta-feira, 30 de março de 2016

30/03 - Lc 24,13-35

30 de Março de 2016


evandia

Lucas 24,13-35

Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou: - O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse: - Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? - O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam: - O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. Então Jesus lhes disse: - Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe.Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: - Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas? Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: - De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.




            Entendendo


JESUS APARECE E CAMINHA COM DOIS
HOMENS DESANIMADOS E SEM PODER DE REAÇÃO

            Estamos no tempo Pascal que se estende por 7 semanas. Do Domingo da Páscoa até a Festa de Pentecostes. É o mais belo e vibrante tempo do ano, em que sentimos nas leituras bíblicas, a força de Deus levando-nos a vencer dificuldades, desafios, fracassos...

No Evangelho de hoje, Jesus aparece a dois discípulos que caminhavam de Jerusalém para o povoado de Emaús. Sua reação é humana, eles estão tristes porque levantaram a expectativa de que Jesus Cristo era quem vinha libertá-los daquele sofrimento imposto pelo Império Romano, e já fazia 3 dias de morto e nada tinha acontecido.

Na crença da época, após 3 dias de falecido o espírito abandonava o corpo do defunto, entregando-se à corrupção, e a morte era considerada definitiva. É aí que Jesus entra em cena e diz o motivo da tristeza e perda de esperança deles: fraqueza na fé, ao não acreditar na Palavra anunciada por Ele.
           
A caminhada de Jesus e dos discípulos podemos comparar como a celebração de uma Missa. A caminhada pela estrada é o ato penitencial, o nosso pedido de perdão a Deus. A liturgia da Palavra é Jesus lembrando as passagens da Bíblia que mostram que Ele iria ressuscitar. A homilia é a explicação dos textos bíblicos.

A consagração acontece no momento que Ele abençoa o pão e os discípulos O reconhecem. Portanto, Ele se despede numa mesa de comida, a Última Ceia, volta ressuscitado e confirma a Sua presença no pão consagrado, que chamamos de Eucaristia.
   



Atualizando


“UMA EXPERIÊNCIA REAL COM O
RESSUSCITADO MUDOU A MINHA VIDA!”

Meu nome é Guilherme Fernandes, sou um jovem da Obra Shalom de Curitiba.
A minha vida sempre foi “perfeita”. Eu tive minha primeira experiência com Deus em um retiro de Crisma. Sempre fui muito influenciado, sempre ouvia história dos meus amigos, dos meus irmãos e sempre quis ter a minha história, buscava coisas que não me faziam bem, para poder me “divertir”, mas nunca deixei de rezar. Mesmo nos momentos em que estavam fora de mim, eu lembrava de Deus e rezava um Santo Anjo.

Até que um dia eu pedi para Deus mudar minha vida, e Ele começou a mudar. Eu que queria ser um jovem revoltado com tudo, mas no fundo não querendo, fui surpreendido por Deus em um retiro de jovens da minha paróquia que tinha como objetivo levar os jovens à Jornada Mundial da Juventude.

Durante três anos, fui vivendo momentos em que Deus me mostrava o começo de minha jornada. No ano de 2013, eu conheci minha chefe em um trabalho que tinha sido providencia de Deus, e ela me cativou e me mostrou a beleza de ler a Bíblia. Eu não tinha muita vontade de ler a Bíblia porque não gostava, mas ela me fez gostar. Foi aí que comecei a ouvir os primeiros passos da voz de Deus em minha vida, mesmo lendo a Bíblia mesmo participando do grupo da Igreja e indo na missa todos os domingos, eu ainda sentia que não estava fazendo o suficiente. Naquela época, estava meio no mundo, meio em Deus e não me sentia bem assim.

Foi aí que recebi uma oração profética de minha vida em uma vigília na paróquia perto de minha casa. Deus, através da pessoa, dizia que eu iria ser como Gedeão, iria passar por várias turbulências, mas Ele me daria força. Foi quando comecei a pedir a Deus cada vez mais para transformar minha vida, tive outras experiências que me fizeram crescer e participei de um Seminário de Vida do Espírito Santo convidado por um amigo meu, que hoje não participa da Comunidade, mas que foi usado por Deus para tocar a vida de duas pessoas: a minha e a de um amigo nosso que está em missão em Belém.

Através daquele Seminário de Vida do Espírito Santo, eu não sabia, mas Deus tinha me dado uma graça nova. Eu não participai do reencontro e nem de nada do Virada Radical, depois que terminou o SVES, mas, aos poucos, fui sentido minha vida mudar. Terminei o namoro e foi aí que fui convidado com muita insistência para o Acamp’s. Lá eu tive uma nova experiência com o amor de Deus e senti que minha vida iria mudar completamente e que nada seria igual antes.

Depois, comecei a me engajar na Obra e tudo certo. Foi então que tive mais uma experiência forte, quando a Gabriella Dias, da Assistência Apostólica, veio a Curitiba para pregar o Retiro Geral da Obra. Um dia antes do retiro eu perguntei a Deus o que Ele queria que eu fizesse, qual seria minha missão, o porquê que ele tinha me trazido até o Shalom. A resposta veio nos dias seguintes, com as pregações da Gabi que falavam sobre evangelizar. Era como se essa palavra fosse pregada em meu coração. Esse foi o ano mais difícil da minha vida, só que o mais feliz até agora.

Hoje, vivo na Obra, com meus irmãos, sustentado pela misericórdia de Deus e pela graça, tendo uma vida completamente transformada e que teve uma VIRADA RADICAL de verdade e uma experiência VERDADEIRA com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz.


A Comunidade Shalom é uma Comunidade Católica, fundada em Fortaleza-CE., que se expandiu no Brasil e em outros paises do mundo.  Para melhor conhecer, visite o site www.comshalom.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário