Últimos Posts

quinta-feira, 31 de março de 2016

31/03 - Lc 24,35-48

31 de Março de 2016


evandia

Lucas 24,35-48

Os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: - Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: - Vocês têm aqui alguma coisa para comer? Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: - Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.




            Entendendo


A FORÇA DO “PÃO” ABENÇOADO E PARTILHADO!

O Evangelho de hoje começa com uma frase bastante reflexiva: “Os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e tinham reconhecido o Senhor quando Ele havia partido o pão”. Os discípulos, companheiros inseparáveis de Jesus antes de sua morte, não foram capazes de reconhecê-Lo num percurso de aproximadamente 11 quilômetros. Foi necessário Jesus partir o pão, um gesto que realizara com eles na sua despedida, na Última Ceia.

            Jesus se despede em uma mesa de comida e volta, ressuscitado, caminha com os discípulos e, mais uma vez, confirma a aprovação de Deus em tudo que fez através do “pão partilhado”. Ele havia falado repetidas vezes sobre o “pão da vida”: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (João 6,51). É com a força desse Pão, que o cristão continua sua caminhada, não mais com Sua presença física, mas espiritual.




Atualizando


A FORÇA DO PÃO EUCARISTIA NA VIDA DE UM CASAL

A Igreja está unida a Cristo que não pode separar-se dele sem perder sua própria identidade. Essa união se realiza de tal modo na Eucaristia, que realmente nos tornamos com Cristo um só corpo e um só espírito, assim como no matrimônio se tornam uma só carne.

De fato tudo o que se pode dizer de Cristo esposo, pode-se também dizer de todo esposo cristão. Isto é, que Ele amou até o ponto de dar a vida; de cuidar da Igreja esposa, de aperfeiçoá-la dando de si mesmo. Igualmente tudo o que se pode dizer da Igreja esposa, pode-se dizer de qualquer esposa. Isto é, a Igreja é solicitada por Cristo, é inflamada com anseios de realizar a vontade de Cristo, assim como toda esposa deve dar-se de tal modo que descubra a verdadeira felicidade de fazer o esposo feliz. Sendo assim, o casal cristão encontra na Eucaristia a fonte única, capaz de nos realizar no verdadeiro amor.

Como ser um sinal do amor de Deus? Como ser uma só carne sem que antes nos tornemos com Ele uma só carne?

Há poucos dias percebi na paróquia, durante a santa missa, que um casal após comungar, os dois deram-se as mãos e juntos fizeram sua ação de graças. Quase consegui ver a intensidade do amor de Cristo unindo e tornando-se o selo desse amor conjugal. Que a Eucaristia, mistério de unidade, seja amada, honrada e considerada a pedra de toque de todo edifício conjugal e familiar.

Pe. João Luís Franco Assumpção

Sacerdote Conselheiro Espiritual das Equipes de N. Senhora / Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário