Últimos Posts

quarta-feira, 27 de abril de 2016

27/04 - Santa Zita

27 de Abril de 2016

Santa Zita

clip_image002

“Padroeira dos empregados domésticos, viveu
para servir a Deus e ao próximo”


Zita nasceu em 1218, em Lucca na Itália. Era filha de uma família pobre e camponesa, mas que soube transmitir à filha os valores cristãos. Aos doze anos de idade, por necessidade, foi trabalhar de empregada domestica na casa de uma família nobre e rica.

No começo sofreu muito, pois era maltratada pelos patrões e outros empregados. Aguentou tudo com muita humildade e fé, rezando muito e, na medida do possível, tudo que ganhava dos patrões dividia com os mais pobres que ela.

Aos poucos conquistou a confiança dos patrões e passou a governar a casa, atraindo também muita inveja dos outros empregados. Uma vez, um deles contou que Zita estava dando os alimentos da despensa para mendigos, e assim que o patrão perguntou o que levava escondido no avental, ela respondeu: "são flores", e soltando o avental uma chuva delas cobriu os seus pés.

Trabalhou na casa dessa família até os sessenta anos de idade, quando morreu no dia 27 de abril de 1278. Sua vida foi dedicada aos pobres, doentes e a essa família.


Seu corpo permanece intacto na basílica de São Frediano, onde acontece, até hoje, vários milagres por meio de sua intercessão. Foi canonizada em 1696, pelo papa Inocêncio XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário