Últimos Posts

quinta-feira, 28 de abril de 2016

28/04 - Dia da Educação, da Sogra e das Vítimas em Acidentes de Trabalho

28 de Abril de 2016


Dia da Educação, da Sogra e das Vítimas em
Acidentes de Trabalho


Educação

clip_image002

Educação é o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Uma preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.


Sogra

Você já pensou em dar um presente, mandar flores ou simplesmente dar um abraço e parabenizar a sogra pelo seu dia?

O relacionamento com ela não está tão bem? Então o Dia da Sogra é uma excelente oportunidade para demonstrar grandiosidade de espírito e dar o primeiro passo na busca da reconciliação. Afinal, ela é a mãe de seu cônjuge e avó de seus filhos.

O bom relacionamento entre nora, sogra e filho-marido, ou, genro, sogra e filha-esposa, é muito importante. Vale a pena. E a felicidade, com a bênção de Deus, fará de todas as pessoas que contribuem para bem, desempenhar o papel que lhes foi reservado na existência.


Acidente do Trabalho


O dia 28 de abril foi definido como o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em decorrência da explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, matando 78 trabalhadores.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “... um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas...”.

A Saúde do Trabalhador está contemplada na Constituição como competência do SUS - Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário