Últimos Posts

sexta-feira, 29 de abril de 2016

29/04 - Santa Catarina de Sena

29 de Abril de 2016
Santa Catarina de Sena

clip_image002

“Irmã leiga, analfabeta e declarada Doutora da Igreja”

Catarina nasceu no dia 25 de março de 1347, em Sena, na Itália. Pertencia a uma família muito humilde e seus pais tiveram vinte e cinco filhos. Catarina tinha uma saúde frágil e vivia sempre doente, devido à dificuldade financeira de seus pais, não pode estudar.

Desde pequena gostava de rezar, fazer penitências e jejuns, e com apenas sete anos de idade consagrou sua virgindade a Deus. Aos quinze anos entrou na Ordem Terceira de São Domingos, e passou a ser exemplo de oração e contemplação a Deus.

Quando ficou adulta, Catarina ajudou muito a Igreja na luta pela unidade, pois embora analfabeta, ditou muitas cartas dirigidas ao povo, a reis, príncipes e governantes católicos pedindo que obedecessem ao verdadeiro Papa, já que na época, a Igreja enfrentava um Cisma com dois papas no trono de Pedro.

Catarina enfrentou a peste europeia, que matou muitas pessoas. Ela trabalhou de forma incansável para ajudar as vítimas da peste e muitos se convertiam vendo as curas e milagres que Deus operava através dela.

Em meio a tudo isso ainda deixou obras literárias, por ela ditadas, de alto valor histórico, místico e religioso, como o livro "Diálogo sobre a Divina Providência", lido, estudado e respeitado até hoje.

Santa Catarina de Sena faleceu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos trinta e três anos de idade.


Foi canonizada em 29 de abril de 1461 e declarada "Doutora da Igreja" pelo papa Paulo VI em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário