Últimos Posts

terça-feira, 12 de julho de 2016

12/07 - Dia do Engenheiro Florestal

12 de Julho de 2016

Dia do Engenheiro Florestal

clip_image002

O engenheiro florestal tem um vasto e importante campo de atuação. Ele estuda
e faz projetos para a preservação dos recursos renováveis e para a conservação
de ecossistemas. Além de elaborar
 relatórios de impacto ambiental das atividades humanas em áreas de florestas, pode planejar e executar obras e serviços técnicos em engenharia rural em construções para fins florestais.

Ele também estuda e faz projetos de aproveitamento racional de florestas e de reflorestamento, fazendo inventário florestal para manejo e melhoramento de florestas naturais e plantadas, pesquisando até a produção de sementes e de mudas para melhorar as características das plantas. 

Na indústria de móveis, de papel e celulose, por exemplo, elabora os projetos de plantio e reflorestamento das espécies mais adequadas.

Também poderá atuar em atividades ligadas à ecologia e defesa sanitária, administração e desenvolvimento de estudos para preservar e conservar os parques e reservas naturais e, é claro, atividades de ensino e pesquisa ligadas à sua área de formação.

A primeira escola de engenharia florestal implantada no Brasil surgiu em Viçosa, no ano de 1960, sendo transferida para Curitiba em 1963, e se desenvolveu a partir de 1971, em razão de convênios com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Universidade Albert-Ludwig, da Alemanha.

A partir de 1973, a faculdade inseriu em sua grade de cursos as especializações e o mestrado em Engenharia Florestal do Brasil, o doutorado na área surgiu apenas a partir de 1982.

Ser engenheiro florestal nos dias de hoje é muito difícil, pois a destruição dos recursos naturais acontece a todo instante. Contudo, aqueles que se especializaram em gestão ambiental atuam na constante busca pela melhoria da vida no planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário