Últimos Posts

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

05/12 - São Sabas

05 de Dezembro de 2016
São Sabas

clip_image001

“Homem de fé que lutou em favor dos pobres”

Sabas nasceu em Mutalasca, perto de Cesaréia de Capadócia, no ano de 439, numa época em que perseguiam e executavam milhares de católicos. Sabas nasceu numa família católica e teve uma infância muito difícil. Ficou órfão e seus parentes começaram a disputar sua herança, o que o levou a procurar ajuda num mosteiro em busca de paz, onde foi acolhido apesar de ser ainda uma criança. Mesmo tendo pouca instrução, tornou-se um sábio na doutrina cristã.

Passou a viver sua vida nos mosteiros da Palestina. Experimentou a vida monástica e comunitária. Partilhou os bens que herdou entre os cristãos pobres e doentes. Trabalhou na conversão de seus irmãos e ajudou os cristãos perseguidos em sua pátria. Era caridoso e valente.

Quando as perseguições aos cristãos aumentaram, Sabas já gozava de muito prestígio, tinha fundado uma grande comunidade de monges solitários no vale de Cedron, na Palestina, chamada de "grande Laura". Esta começou naturalmente, com os eremitas ocupando as cavernas ao redor daquela em que Sabas vivia isolado. Foi assim que surgiu o que viria a ser o Mosteiro de São Sabas.

A fama dos prodígios que Sabas alcançava através das orações, e também a grande sabedoria sobre a doutrina de Jesus Cristo que tão bem defendia, fez a comunidade crescer muito. Ocupava uma posição de liderança dentro da sociedade e do clero. A firmeza na pregação do Evangelho e sua luta em favor dos mais pobres atraíam cada vez mais pagãos, à conversão. O poder pagão se preocupava com a autoridade cristã de Sabas.
 

Faleceu aos noventa e três anos de idade, no dia 5 de dezembro de 532, na Palestina. A festa em sua honra ocorre no dia de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário