Últimos Posts

domingo, 5 de março de 2017

05/03 - Mt 4,1-11

05 de Março de 2017


evandia

Mateus 4,1-11

Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Ele respondeu: “Está escrito: ‘Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não porás à prova o Senhor teu Deus’!” O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai embora, Satanás, pois está escrito: ‘Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto’”. Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo.




            Entendendo


JESUS É TENTADO
NUM MOMENTO DE CARÊNCIA HUMANA!

            Estamos no primeiro domingo da Quaresma. São quarenta dias de um tempo privilegiado em preparação para o maior acontecimento da Terra – a Páscoa!

            O evangelho deste primeiro domingo traz Jesus sendo tentado pelas forças do mal. Vamos observar que as forças contrárias buscam o lado vulnerável da pessoa, ou seja, o momento que estamos mais fragilizados. Isso aconteceu também com Jesus.
           
Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito e lá foi tentado. Depois de 40 dias de jejum, sentiu fome. E foi tentado naquilo que Ele mais desejaria: Comer! Não precisaria ter a presença física do demônio lá com Ele, falando... A tentação deve ter sido feita da mesma forma como é feita a nós, no nosso pensamento. Mas Jesus resistiu à tentação de transformar as pedras em pães.

            Segunda investida – Testar o poder do Pai do Céu! Jesus poderia querer saber até que ponto estaria protegido pelo Pai, para que nada de mal acontecesse a Ele. Mas, para que serviria essa demonstração de poder? Para nada! Apenas para satisfazer uma "curiosidade". Então Jesus decidiu não testar o poder de Deus em vão.

            Terceira investida – Ter o domínio sobre todos os reinos da terra. Esse certamente era o desejo dos judeus da época de Jesus. Todas as pessoas que conviviam com Ele deviam falar de um "messias libertador" que iria salvar o povo escolhido do poderio de outros povos. E estabeleceria o domínio do povo judeu sobre o mundo. Mas esse não era o plano de Deus.

E Jesus decidiu que também nunca cederia a essa tentação. A partir desse momento, Ele se sentiu preparado para enfrentar o mundo, pois sabia que não iria ceder à tentação de conseguir o que precisava se não fosse pelo caminho certo.





Atualizando

AS TENTAÇÕES NOSSAS DE CADA DIA
Jesus foi homem e Deus. Como homem foi tentado, como nós somos. Que bom que temos o Homem-Deus que passou por situações semelhantes à nossa!   “Depois de batizado, cheio do Espírito Santo Jesus  foi levado pelo Espírito ao deserto” (Lc 4,1).
             
Sabe o que é viver num deserto? É um lugar onde falta tudo: pessoas, comida, água, conforto, ombro amigo. O deserto é duro. A essa dureza Jesus foi conduzido para refletir sobre sua vida, sua missão, fazer uma experiência de encontro consigo mesmo e com aquele que o enviou. Jesus foi e resistiu.

Todos somos tentados, a partir da criança de colo...

E hoje? Continuamos sendo tentados pelo prazer, pela riqueza e pelo poder. Todos nós! Desde a criança que exige comida, colo, até o adulto que está à beira da morte, clamando para que continue a viver. Temos instintos que gritam dentro de nós, clamam bem-estar, poder e prazer. Desses, apesar de gozar de todos estes privilégios, há os tantos que não encontram consolo para a solidão.

A solidão pode ser o deserto que muitos vivem...

A vida no deserto é difícil. Este deserto muitas vezes leva ao desânimo, à falta de sentido da vida. Já viu que, nestas situações, muitos atentam contra a própria vida? A solidão e a aridez do deserto com suas incertezas são angustiantes. Neste deserto existencial  muitos são tentados a se revoltar com os que têm  alguma coisa. Não raro deparam-se com a falta de sentido da vida e morrem.

            Os valores de Cristo x Mundo “não se bicam” e provocam tentação...

Jesus ensina a pobreza; o mundo a riqueza. O mundo cultiva estratégias; Jesus, a pureza de coração. Jesus ensina que o poder é serviço; o mundo ensina o poder dos “fortes” que mandam e dominam. Estes extremos se debatem dentro do nosso coração. Confundem nossos desejos e afligem nossas consciências. No entanto, os aflitos, sinceros de coração, são ouvidos  se clamarem a Deus. 
                
Ninguém se livra das tentações por completo, pois somos humanos. Mas, não esqueça:  A tentação é perigosa quando se instala em nosso coração. É lá que a fé precisa também estar para vencer as tentações. O mesmo terreno é disputado por anjos e demônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário