Últimos Posts

terça-feira, 7 de março de 2017

07/03 - Mt 6,7-15

07 de Março de 2017


evandia

Mateus 6,7-15

“Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. (...) Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará (...).”


            Entendendo


A ORAÇÃO DO PAI-NOSSO E SEU CONTEÚDO

Antes de ensinar aos discípulos a maneira certa de conversar com Deus, na mais profunda intimidade entre filhos e Pai, Jesus os chama à atenção para uma maneira errada que existia na época – a de fazer longas orações para “convencer a Deus” pela quantidade e não pela qualidade da oração.

A oração do Pai-nosso mostra a intimidade e simplicidade que deve existir entre nós como filhos e Deus como Pai. Revela um Pai compreensivo, amoroso, disposto a ouvir e atender as nossas necessidades.

Na primeira parte, o pedido é que Deus manifeste o seu plano de salvação: “Venha a nós o vosso reino...” A segunda, traz a necessidade de cada pessoa viver o projeto de Deus que Jesus apresentou: pão para o sustento, bom relacionamento entre os irmãos, dando destaque para o perdão nas relações e, por fim, a perseverança até o fim.

A oração que Jesus colocou nos lábios dos discípulos está baseada na absoluta confiança no Pai, de quem se espera tudo, por saber ser Ele é a fonte de todos os bens.



Atualizando


ORIENTAÇÕES DE COMO DEVE SER A NOSSA ORAÇÃO

Como deve ser a nossa oração? Primeiro, não é necessário usar muitas palavras. Não é necessário palavras bonitas. Deus não nos atende pela intensidade e força das palavras. Não precisa gritar. Na oração é necessário equilíbrio, moderação, sobriedade e entrega.

Deus é pai. A relação é filial, ou seja, nossa oração é uma conversa de filho pra Pai. E Ele nos responde por meio de inspirações, livramentos e proteção em todas situações que nem ficamos sabendo.

Toda oração deve ser dirigida ao Pai. É assim que Jesus nos orienta. Quando Ele estava orando ao Pai, o Espírito Santo vinha em Seu socorro. O mesmo acontece conosco hoje, quando estamos em oração, recebemos o Espírito Santo, enviado por Deus para que a nossa oração seja cada vez mais eficaz.

Os santos são nossos intercessores, eles intercedem por nós, pedem por nós junto a Deus, mas quem nos atende e nos acolhe no Seu coração é o Santo dos Santos, o Senhor de todo o universo, o nosso Pai maior.

Na segunda parte da oração do Pai-nosso, Jesus nos leva a pedir ao Pai que não nos falte o pão de cada dia e que saibamos repartir o pão que é nosso, com os nossos e com os outros.


Outro elemento fundamental na oração é o perdão, e não é tão simples assim. Por isso, todos os dias peçamos ao Pai que nos ensine a perdoar assim como Ele nos perdoa. Se nós não perdoamos aos outros, como podemos querer receber o perdão de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário