Últimos Posts

sexta-feira, 17 de março de 2017

17/03 - Mt 21,33-43.45-46

17 de Março de 2017


evandia

Mateus 21,33-43.45-46

“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, emandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos. [...] Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança!’ [...] Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos”. [...]. 




Entendendo


A PARÁBOLA DOS PLANTADORES
DA VINHA E A SUBSTITUIÇÃO DOS ASSASSINOS

Na Galiléia do tempo de Jesus as terras foram sendo concentradas nas mãos de poucos, que moravam nas cidades. Tomando por base esta realidade e a violência com que os proprietários agiam para manter seu patrimônio, Jesus conta uma parábola para que eles se toquem.

Os vinhateiros são os chefes do povo que maltratavam e praticavam todo tipo de violência contra os enviados de Deus. Jesus lembra os profetas antigos que foram mortos, mas fala também com dimensão futura, na morte que iria sofrer na cruz.

O dono da vinha é Deus. Ele cria o mundo e oferece aos seus filhos. Os trabalhadores que matam são os que irão tramar a sua morte, ou seja, do filho do dono. A parábola termina com a promessa de substituição dos assassinos por outro povo que produza frutos. Isso aconteceu com a ressurreição de Jesus e o nascimento de sua Igreja, novo povo de Deus.




Atualizando


DEUS SE SERVE DOS OBSTÁCULOS DA VIDA,
PARA OFERECER A OPORTUNIDADE DE UM BEM MAIOR

A virtude de uma pessoa madura e feliz é a capacidade que ela tem de superar os obstáculos. Isso simplesmente porque a vida é cheia deles, não só pelos desafios que existem, mas também por causa dos fracassos, dos desastres, das fatalidades e doenças que percorrem nossa vida. Grandes homens e mulheres da história tornaram-se notáveis após superar desastres na vida.

Uma dificuldade, quando vivida sob as virtudes humanas, tem a força de fazer emergir o que existe de mais nobre em uma pessoa. O inverso também é verdadeiro. Se as dificuldades nos lançarem nos vícios e nos rancores, descobriremos as piores feras que existem em nós.

Na ótica cristã, essa verdade tem um significado ainda maior. Deus vence o mal não o destruindo simplesmente, aniquilando sua existência. A grandeza do Senhor é transformar o mal em um bem maior. O ponto alto de Sua vitória é a cruz. A cruz, que era sinal de horrores, agora é símbolo da salvação. O pecado que condenava, agora conhece a misericórdia.

Nós deveríamos aprender a viver essa dinâmica de salvação em nossas dificuldades. Aliás, a salvação não é somente para a eternidade. A salvação é agora! Temos de aprender essa dinâmica de Deus. Isso é sabedoria!
            André L. Botelho

Teólogo e Filósofo Tomista

Nenhum comentário:

Postar um comentário