Últimos Posts

quarta-feira, 22 de março de 2017

22/03 - Mt 5,17-19

22 de Março de 2017


Mateus 5,17-19

“Não penseis que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”




            Entendendo


JESUS FAZ UM ALERTA
AOS QUE DESOBEDECEM A LEI DIVINA

Ao começar a sua vida pública, Jesus fez questão de reconhecer que a Lei de Deus já estava em evidência, mas não escondeu que havia necessidade de corrigir alguns excessos praticados, principalmente por dois grupos religiosos da época, os escribas e os fariseus. Afirmou que não veio tirar a Lei de circulação, mas aperfeiçoá-la e apresentar a face verdadeira de seu Pai.

O rigor com que Jesus tratou a questão da violação dos mandamentos – "por menor que seja" – deve ser entendida no contexto de sua pregação e testemunho de vida. Não era o rigor dos fariseus e escribas, que tentavam impor ao povo o cumprimento legalista, ao pé da letra – o rigor de Jesus se referia à maneira de interpretar a Lei de Deus e a coerência entre o falar e o agir.

A Sua preocupação maior era a de apresentar o amor misericordioso do Pai, de modo especial em relação aos pobres e marginalizados; buscar a fidelidade a esse Pai; defender a vida... E assim, o legalismo dos fariseus e escritas foi sendo substituído pelo amor misericordioso de Deus.





Atualizando


O ‘CABEÇA DURA’ SENTE DIFICULTADE 
DE OBEDECER, ATÉ OS PRINCÍPIOS DE DEUS

“Cabeça dura!” Esta é uma expressão popular que está de norte a sul do Brasil. Entendemos por “cabeça dura” a pessoa teimosa, difícil de mudar sua posição, ainda que o outro tenha argumento a convencê-la. São pessoas que não ouvem conselhos e preferem manter seu orgulho próprio, ao invés de aprender com os outros.

Este tipo de comportamento está ligado diretamente ao caráter, ou seja, à maneira com que a pessoa foi formada, principalmente na infância e adolescência, que são fases da formação da personalidade.

Um caráter bem formado, seja na educação dada pela família ou as boas influências do local onde a pessoa viveu e cresceu, fará com que ela tenha êxito na vivência em sociedade e, certamente, no respeito aos princípios divinos. Um caráter formado numa família e num ambiente conturbados, certamente levará a pessoa ao orgulho e ao fracasso.

Muitos são os textos da Bíblia que falam da pessoa fechada em suas verdades, classificando-a de: “cabeça dura”, “teimosa”, “soberba”, “arrogante”... 

“Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: ‘Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito’”. E Deus disse: “Vejo que esse povo é um povo de cabeça dura. Agora, portanto, deixe-me, porque minha ira vai se acender contra ele, até consumi-lo” (Gênesis 32,8-9).

Aquele que teima em desprezar as correções será esmagado de repente, sem remédio (Provérbios 29,1).

A soberba precede o abatimento; antes da queda, a arrogância (Provérbios 16,18).

As passagens bíblicas mostram clareza sobre a queda daqueles que, mesmo alertados e conscientes, insistem no erro, seja ele pessoal, familiar, financeiro ou social.

Quando somos advertidos estamos diante de dois caminhos a serem tomados: o primeiro é o de resistir ao ensino, o outro é de sermos humildes e aceitarmos a mudança.

A humildade deve fazer parte do nosso caráter. A verdadeira humildade nasce de um coração que está sempre pronto a aprender, tirando de si todo orgulho e autossuficiência.


Deus em sua sabedoria usa formas diferentes para nos orientar. Uma delas é através de pessoas sensatas que recebem o dom especial do “conselho” fecundado pelo Espírito Santo. Não seja uma pessoa “cabeça dura”! Não plante um futuro amargo e doloroso, recusando a correção no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário