Últimos Posts

sexta-feira, 24 de março de 2017

24/03 - Santa Catarina da Suécia

24 de Março de 2017

Santa Catarina da Suécia

image

“Catarina era filha de Brígida, também canonizada como santa”

Catarina nasceu em 1331, na Suécia. Era filha de Santa Brígida e recebeu em casa, uma educação cristã exemplar. Com sete anos de idade foi entregue às Irmãs do Convento de Risberg para que sua base religiosa fosse concluída.

Por causa de situações políticas e sociais Catarina foi obrigada a casar-se com o nobre Edgar, que era cristão também. Os dois fizeram voto de castidade, e viveram como irmãos. Edgar contraiu uma doença e veio a falecer.

Antes de Catarina ficar viúva seu pai já tinha falecido, e sua mãe Brígida, já tinha se tornado religiosa. Seguindo os passos da mãe, assim que seu marido Edgar faleceu, Catarina decidiu fazer também os votos, e tornar-se serva de Cristo.

As duas foram companheiras inseparáveis na evangelização e na caridade com os mais necessitados. Fundaram o mosteiro de Vadstena, na Suécia, e criaram a Ordem de São Salvador, cujas religiosas são chamadas de Brigidinas.

Após uma peregrinação à Terra Santa, sua mãe Brígida faleceu, em Roma. Catarina acompanhou o corpo de volta para a Suécia e foi recebida com aclamação popular.

Catarina assumiu o lugar de Brígida como superiora do mosteiro, passando a viver com mais disciplina, humildade e caridade no tratamento dos doentes e necessitados. Há relatos de vários prodígios que aconteceram por intermédio de Catarina.

Devido a uma enfermidade, Catarina faleceu na Suécia, no dia 24 de março de 1381, com cinquenta anos de idade. Foi canonizada pelo papa Inocente VIII, em 1484.


Nenhum comentário:

Postar um comentário