Últimos Posts

quarta-feira, 17 de maio de 2017

09/05 - São Pacômio

09 de Maio de 2017
São Pacômio

clip_image002

“Monge fiel e obediente à vontade de Deus”

Pacômio nasceu no ano de 287 no Egito, na Tebaida. Mesmo sendo filho de pais pagãos, Pacômio, desde criança, demonstrava não seguir os passos de seus pais, e era contra os sacrifícios que eles prestavam aos falsos deuses.

Quando completou vinte anos foi convocado para o exército imperial, acabou sendo preso em Tebes, onde teve seu primeiro contato com os cristãos, que o ajudaram de forma gratuita, levando alimentos escondidos.

Os cristãos que o ajudaram também o evangelizaram, e Pacômio se converteu totalmente ao cristianismo. Voltou ao Egito e recebeu seu batismo. Passou a viver durante sete anos, na companhia de Palemon, um ancião eremita.

Depois recebeu um chamado para inaugurar um mosteiro para religiosos. E muitos monges, ermitãos e religiosos de todos os lugares entraram no mosteiro de Pacômio, aprovado pelo bispo Atanásio, santo e doutor da Igreja.

Seu mosteiro tinha como regras, a oração, a contemplação e o trabalho, a exemplo dos primeiros apóstolos de Jesus.


Pacômio ainda abriu mais oito mosteiros masculinos e um feminino. Sua fama de santidade espalhou-se pelo Egito e pela Ásia Menor. Foi agraciado por Deus com o dom da profecia, e morreu no ano 347, vítima de uma peste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário