Últimos Posts

domingo, 14 de maio de 2017

14/05 - Jo 14,1-12

14 de Maio de 2017


evandia

João 14,1-12

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.




            Entendendo


O FILHO QUE FOI SEMPRE OBEDIENTE AO PAI

O desejo de Filipe de ver frente a frente o Pai, certamente era o desejo dos demais apóstolos. Jesus mostra-lhes que a sua presença é a maior representação de Deus. Pai e Filho agem em perfeita harmonia. A fé em Jesus está ligada com a fé no Pai, e a fé no Pai conduz à fé em Jesus. Considerados isoladamente, perdem toda a sua consistência.

Acreditar em Jesus Cristo é defender o envio oficial de Deus, do seu Filho à terra. Enquanto enviado Ele é portador de uma missão que o Pai lhe confiou. As palavras a serem proclamadas não são suas. Ele anuncia o que recebeu do Pai, e realiza também obras e milagres, apontando para o Pai. Comporta-se como o Filho obediente, e expressa isso na oração do Pai Nosso, quando leva todos a prometerem que “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”.

Sendo obediente Jesus não se torna um instrumento passivo nas mãos de Deus. Pelo contrário, lança-se, de corpo e alma, na missão recebida, assumindo como obra própria tudo quanto realizava. Havia uma profunda sintonia entre a pessoa de Jesus e sua ação. Ele não agia por mera formalidade.




Atualizando


ALGUNS TEXTOS DA BÍBLIA QUE FALAM
DA MANEIRA QUE OS FILHOS DEVEM TRATAR OS PAIS

Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá (Deut 5,16).

Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze, enquanto você está em pleno vigor, pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido (Eclo 3,12-14).

Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você (Prov 6,20-23).

A obediência dos filhos alegra os pais que, por sua vez, com certeza mostrarão seu agrado de maneiras que tornarão a vida dos filhos mais feliz (Prov 23,22-25).


Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor (Ef 6,1-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário