Últimos Posts

quinta-feira, 18 de maio de 2017

18/05 - São João I

18 de Maio de 2017
São João I

clip_image002

“Papa que marcou pelos trabalhos pastorais, restaurações de igrejas e grande evangelização”

João nasceu no século V, em Túsculo, uma província da Itália. Foi eleito sucessor do papa Hormisda, em 523. Na época, Roma era governada pelo imperador Teodorico, o Grande, o rei dos bárbaros arianos que tinham invadido a Itália.  E Constantinopla era governada pelo imperador Justino. Havia um conflito entre os dois imperadores.

O pontificado do papa João I foi marcado por muitos trabalhos pastorais, restaurações de igrejas e uma grande evangelização.  Também foi o primeiro papa a sair de Roma em missão, a pedido do imperador Teodorico.

João teve que ir até o imperador Justino para convencê-lo a revogar um decreto, que ordenava o fechamento das igrejas arianas de Constantinopla, e a exclusão dos arianos de todas as funções civis e militares. 

A solicitação foi atendida apenas em parte, pois o imperador concordou em devolver as igrejas confiscadas aos arianos, mas manteve o impedimento de os arianos convertidos ao catolicismo retornarem ao arianismo.


Por não conseguir atender totalmente o pedido do imperador Teodorico, João, ao retornar para Roma, foi mandado para a prisão e ficou até a morte, em 18 de maio de 526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário