Últimos Posts

sexta-feira, 26 de maio de 2017

26/05 - Dia Nacional de Combate à Cegueira

26 de Maio de 2017


Dia Nacional de Combate à Cegueira

clip_image002

Neste dia 26 comemora-se o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma. A data é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e da Abrag (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma), e foi instituída por lei federal, desde 2002.

“Seguindo a tendência da comunidade científica internacional, a Sociedade Brasileira de Glaucoma tem priorizado ações de  informação sobre a doença, ao invés das antigas campanhas de exames de pressão ocular em massa, pois estas podem induzir a erros diagnósticos”, explica o oftalmologista e diretor da Sociedade Brasileira de Glaucoma, Marcelo Mendonça.

Segundo ele, estas ações incluem, principalmente, a divulgação dos fatores de risco e da importância dessa doença através dos meios de comunicação em massa e, em âmbito mais restrito, uma ampla campanha de informação dos médicos junto aos seus pacientes.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão pessoas acima de 40 anos que nunca tiveram a pressão ocular aferida, pacientes da raça negra e portadores de miopia. “Pessoas que estão fora do grupo de risco, mas que têm mais de 40 anos, também devem ser examinadas”, explica o médico.

O glaucoma é uma doença silenciosa que destrói progressivamente as fibras no nervo óptico, fazendo com que o paciente vá perdendo a visão periférica até a cegueira total. A  única forma de prevenção é a realização de exames específicos para a doença. “O tratamento consiste na diminuição da pressão ocular, o que pode ser feito por colírios, medicamentos, laser ou cirurgia, dependendo de cada caso”, finaliza o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário