Últimos Posts

domingo, 4 de junho de 2017

04/06 - São Francisco Caracciolo

04 de Junho de 2017

São Francisco Caracciolo


                “Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares Menores”

Ascânio Caracciolo nasceu no dia 13 de outubro de 1563, em Nápoles. Sua família era muito religiosa e bem sucedida financeiramente. Ascânio foi preparado para cuidar dos negócios da família e seguir carreira política. Mas decidiu pela carreia militar.

Na juventude contraiu uma doença incurável, parecida com a lepra. Depois de várias tentativas de tratamento, prometeu a Deus que se fosse curado dedicaria sua vida ao Seu serviço.

Pouco tempo depois foi curado, e cumprindo com a palavra, iniciou seus estudos em teologia e ordenou-se sacerdote.  Iniciou seu apostolado dedicando-se aos encarcerados, doentes e abandonados.

Em 1588, Ascânio recebeu uma carta dos sacerdotes João Agostinho Adorno e Fabricio Caracciolo, pedindo que os ajudassem na fundação de uma nova Ordem, a dos “Clérigos Regulares Menores”. O jovem padre Ascânio aceitou o chamado e foi ao encontro dos sacerdotes para rezar, jejuar e pedir a luz do Espírito Santo para elaboração das regras.

Depois de quarenta dias em retiro, os regulamentos ficaram prontos, Ascânio propôs que fosse incluído um quarto voto, além dos três habituais de pobreza, obediência e castidade - o de não aceitar nenhum posto de hierarquia eclesiástica. O voto foi aceito e incorporado à nova Ordem.

No dia 1º de junho de1588, a Ordem foi aprovada pelo papa Xisto V, e Ascânio vestiu o hábito de Clérigo Regulador Menor, tomando o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. 

Logo depois o padre Agostinho Adorno faleceu, e Francisco assumiu com humildade o lugar de preposto geral da Ordem.  E de forma incansável trabalhou para o crescimento da Ordem.


Depois de intensos trabalhos o corpo frágil de Francisco não aguentou, e ele faleceu com quarenta e quatro anos de idade, em 4 de junho de 1608. Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário