Últimos Posts

domingo, 11 de junho de 2017

11/06 - Dia da Marinha Brasileira

11 de Junho de 2017

Dia da Marinha Brasileira

clip_image002

As Forças Armadas Brasileiras são formadas pela união do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Cada uma faz a segurança do país de acordo com suas potencialidades. O exército, através da terra; a aeronáutica, pelos ares e a marinha, pela água de rios e mares.

A missão principal da marinha é garantir a defesa da pátria, exercendo também a função de guarda costeira, trazendo segurança na navegação interna e externa. Como o Brasil é um país de extensa área aquática, tendo uma fronteira com mais de 8.500km, fica comprovada a importância desses serviços para a nossa segurança.

A marinha possui um hino, chamado Cisne Branco, onde retrata que a sua missão é proteger o país - “Qual cisne branco que em noite de lua, vai deslizando num lago azul. O meu navio também flutua, nos verdes mares de Norte a Sul.” A Marinha brasileira é considerada a maior da América Latina e seu criador foi o Marquês de Tamandaré.

Durante o período monárquico, no Brasil, era conhecida como arma imperial, suas embarcações trabalhavam mais no sentido de fazer o transporte da Família Real Portuguesa.

Os oficiais da marinha brasileira seguem uma hierarquia em suas funções, sendo eles: almirantes, capitães e tenentes, além dos praças, que são divididos em sargentos, cabos, marinheiros e soldados, que seguem uma escala hierárquica.

Dentro da marinha brasileira existe ainda a aviação naval, também conhecida como força aeronaval, que garante auxílio aéreo para as operações navais, quando necessário.

A frota de navios da Marinha do Brasil é bem rica, chegando a aproximadamente trinta e oito tipos de embarcações diferentes. Essa frota é composta por submarinos, navios de desembarque de carros de combate, navio escola, navio tanque, navio de socorro submarino, navio de transporte de tropa, varredores, rebocadores, de assistência hospitalar, dentre outros.

O dia 11 de junho foi escolhido para homenagear a marinha brasileira, em razão da vitória na batalha naval do Riachuelo, no rio Paraná, em 1865.


Nenhum comentário:

Postar um comentário