Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

13/06 - Santo Antônio de Pádua

13 de Junho de 2017

Santo Antônio de Pádua 

clip_image002

“Um dos santos mais populares do mundo”

Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Nasceu no dia 15 de agosto de 1195, na cidade de Lisboa, Portugal. Sua família era muito rica e fazia parte da nobreza, por isso estudou nas melhores escolas de sua época.

Apesar dos propósitos de sua família serem outros,  Antônio preferiu a vida simples e pobre de um religioso. Ingressou jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e foi transferido para Coimbra, onde estudou filosofia e teologia e ordenou-se sacerdote.

Em Portugal, conheceu a família dos Franciscanos, e se encantou com o estilo de vida e trabalhos deles, que saiam pelo mundo pregando e evangelizando.  Entrou para a Ordem, vestiu o hábito dos franciscanos e recebeu o nome de Antônio.

Antônio pregava com tanta sabedoria a Palavra de Deus, que impressionava a todos que o ouviam. Conheceu pessoalmente o fundador da Ordem, Francisco de Assis, que o designou para lecionar teologia aos frades de Bolonha.

Com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos Franciscanos do norte da Itália. Mas não ficou por muito tempo, pois amava os pobres e gostava de evangelizar, através de pregações, os mais necessitados da Palavra de Deus.

Sempre muito compadecido com os pobres, Antônio casava muitos deles sem exigir nenhuma contribuição financeira para a igreja, como era costume na época. Veio daí a fama de "santo casamenteiro". 

Antônio continuou vivendo para a pregação da Palavra de Cristo até morrer, em 13 de junho de 1231, nas cercanias de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali foi sepultado numa magnífica basílica romana, local de peregrinação até os dias de hoje.

São milhares de relatos de milagres e graças alcançadas por seu intermédio. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte, pelo papa Gregório IX. 

Além de ser considerado o “santo casamenteiro” na Itália e no Brasil, há também uma forma de caridade denominada "Pão de Santo Antônio", que copia as atitudes do santo em favor dos pobres e famintos. Santo Antônio foi proclamado doutor da Igreja, pelo papa Pio XII, em 1946.


Nenhum comentário:

Postar um comentário