Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

18/06 - São Gregório João Barbarigo

18 de Junho de 2017

São Gregório João Barbarigo

clip_image002

“Grande pacificador político de seu tempo”

Gregório nasceu no dia 16 de setembro de 1625, em Veneza. Pertencia a uma família rica da aristocracia italiana. Ficou órfão de mãe quando tinha apenas quatro anos de idade, e seu pai o educou dentro do cristianismo.

Quando tinha dezoito anos, era secretário do embaixador de Veneza. E em 1648, durante uma viagem a Alemanha conheceu Fábio Chigi, que o orientou nos estudos e o encaminhou para o sacerdócio. Daí em diante, tudo aconteceu de forma muito rápida em sua caminhada apostólica.

Foi consagrado bispo de Bérgamo em 1657, e cardeal em 1660.  Fundou escolas populares e instituições para o ensino da religião e para orientação de pais e educadores. Fundou também vários seminários e uma congregação dos Oblatos dos Santos Prosdócimo e Antônio. Ajudou também muitas pessoas vítimas da peste.


Gregório foi um grande pacificador em disputas políticas do seu tempo. Faleceu em Pádua, no dia 18 de junho de 1697, quando tinha setenta e dois anos de idade. Foi canonizado pelo papa João XXIII, em 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário